O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados nacionais sobre o desemprego em nosso país. O Rio de Janeiro está entre os estados que lideram a lista.
Os dados são referentes ao ano de 2020 e consideram os impactos causados pela pandemia causada pelo Coronavírus e os índices de anos anteriores, que já eram altos.
No ranking dos estados, o Rio de Janeiro está em quarto lugar, com 17,4% de desempregados. Atrás de Bahia (19,8%), Alagoas (18,6%) e Sergipe (18,4%).
Desempregado há mais de um ano, Claudio Silva, morador do bairro Campo Grande, na Zona Oeste, que já trabalhou como garçom e ajudante de cozinha, faz parte da triste estatística.
“Estou me virando com uns bicos que pintam de vez em quando. Mas é muito difícil. É duro demais sustentar uma família sem ter um emprego fixo”, conta Claudio, que tem 40 anos de idade e é pai de duas meninas, uma de 10 e outra de 7 anos.
No geral, considerando todo o país, o índice é de 13,5%, a maior de toda a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).