A promessa é antiga, ainda de 2021, um carro voador que poderia ligar o Aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca e que até 2035 chegariam até 200 na cidade. Mas parece que está perto de virar realidade, de acordo com o colunista Lauro Jardim, o primeiro eVTOL (Veículo Aéreo Elétrico de Decolagem e Pouso Vertical) certificado para voo com passageiros chega este mês ao Brasil.
A aeronave EH216-S conta com piloto automático e tem capacidade para duas pessoas e 220 quilos. O modelo, fabricado pela chinesa Ehang Intelligent, chega a 130 km/h com autonomia de até 35 km. O “carro voador” obteve a certificação de aeronavegabilidade pela autoridade chinesa e aguarda autorização da Anac para realizar voos comerciais no Brasil. A expectativa é que o aval seja concedido ainda em 2024.
Lauro Jardim [@laurojardim]: 'Carro voador' certificado chega ao Brasil este mês
Vídeo mostra voo de primeiro brasileiro em 'carro voador'
Leia mais: https://t.co/SrutG530AP pic.twitter.com/rghVF1Rv3d— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) January 4, 2024
A AT Global, representante da Ehang, vai promover voos inaugurais no Rio e em São Paulo entre fevereiro e março. A ideia é começar a operar com 40 aeronaves, inicialmente com foco em táxi aéreo na mancha urbana. O modelo voa em baixa altitude, no máximo até 120 metros, e permite embarque e desembarque célere.
Cara, esquece esse termo “carro voador”. Isso não existe. A definição de carro no dicionário é de um “veículo sobre rodas…..”. Logo, se não tem rodas e tampouco o formato de um carro, não pode ser carro. Muito pelo contrário, o veículo da reportagem tem asas e propulsores laterais e traseiros. Pelo amor de Deus.