Rio de Janeiro pode ter voo inaugural de carro voador entre fevereiro e março

O modelo voa em baixa altitude, no máximo até 120 metros, e permite embarque e desembarque célere

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A promessa é antiga, ainda de 2021, um carro voador que poderia ligar o Aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca e que até 2035 chegariam até 200 na cidade. Mas parece que está perto de virar realidade, de acordo com o colunista Lauro Jardim, o primeiro eVTOL (Veículo Aéreo Elétrico de Decolagem e Pouso Vertical) certificado para voo com passageiros chega este mês ao Brasil.

A aeronave EH216-S conta com piloto automático e tem capacidade para duas pessoas e 220 quilos. O modelo, fabricado pela chinesa Ehang Intelligent, chega a 130 km/h com autonomia de até 35 km. O “carro voador” obteve a certificação de aeronavegabilidade pela autoridade chinesa e aguarda autorização da Anac para realizar voos comerciais no Brasil. A expectativa é que o aval seja concedido ainda em 2024.

A AT Global, representante da Ehang, vai promover voos inaugurais no Rio e em São Paulo entre fevereiro e março. A ideia é começar a operar com 40 aeronaves, inicialmente com foco em táxi aéreo na mancha urbana. O modelo voa em baixa altitude, no máximo até 120 metros, e permite embarque e desembarque célere.

Advertisement

Leia também

Estrangeiros LGBTQIA+ estão comprando todos novos imóveis de Ipanema – Bastidores do Rio

TransBrasil inicia operações neste sábado, da Penha ao Terminal Gentileza

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro pode ter voo inaugural de carro voador entre fevereiro e março

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Cara, esquece esse termo “carro voador”. Isso não existe. A definição de carro no dicionário é de um “veículo sobre rodas…..”. Logo, se não tem rodas e tampouco o formato de um carro, não pode ser carro. Muito pelo contrário, o veículo da reportagem tem asas e propulsores laterais e traseiros. Pelo amor de Deus.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui