Entre os dias 22 e 24 de novembro, o 2º Festival de Acarajé da Cidade do Rio de Janeiro transformará a Praça Mauá em um verdadeiro palco de celebração à cultura afro-brasileira. Com entrada gratuita, o evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura por meio da Coordenadoria de Territórios e Diversidade Cultural, reunirá gastronomia baiana, música e artesanato, proporcionando uma experiência imersiva e aberta a todos os públicos.
Programação e Atrações Culturais
Além de saborear acarajé e outras iguarias da culinária baiana, o público poderá curtir apresentações de samba, jongo e bloco afro durante os três dias do evento. As atividades incluem:
- Gastronomia: 30 baianas e baianos se revezam nas barracas de acarajé, oferecendo ao público a oportunidade de provar o famoso quitute. A preparação, feita com feijão fradinho, cebola e azeite de dendê, é considerada patrimônio cultural do Rio de Janeiro desde 2023.
- Música Preta:
- Roda de Samba Mulheres da Pequena África – 22/11 às 16h30 e 18h
- Bloco Afro Lemi Ayò – 23/11 às 10h; 24/11 às 10h e 14h
- Roda de Samba Moça Prosa – 23/11 às 16h e 17h40
- Roda de Jongo com Tambor no Valongo – 24/11 às 15h e 16h30
Além das apresentações musicais, o Festival terá uma feira de artesanato com produtos decorativos e religiosos feitos por artesãos locais, que estarão presentes no evento com dez expositores diferentes por dia.
Inscrições para Participação nas Barracas
Interessados em participar como expositores de acarajé devem se inscrever até as 15h do dia 11 de novembro, segunda-feira, pelo link: Inscrição para barracas.
Serviço
- Evento: 2º Festival de Acarajé da Cidade do Rio de Janeiro
- Local: Praça Mauá, próximo ao Museu do Amanhã, Centro
- Datas: 22, 23 e 24 de novembro (sexta a domingo)
- Horário: Das 10h às 19h
- Entrada: Gratuita
- Classificação: Livre
O festival é uma homenagem ao Dia Nacional da Baiana do Acarajé, comemorado em 25 de novembro.