O samba continua vivo e pulsante no Rio de Janeiro. Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) revelou a existência de 150 rodas de samba ativas em espaços públicos da cidade. O estudo foi realizado por meio do Edital de Cadastramento e Recadastramento do Novo Programa de Desenvolvimento Cultural Rede Carioca de Rodas de Samba, lançado pela Coordenadoria de Territórios e Diversidade Cultural da SMC.
Na comparação com 2021, o número de rodas cadastradas cresceu significativamente, com 55 novos grupos integrados à rede. O mapeamento completo está disponível no site da prefeitura no link: https://cultura.prefeitura.rio/rodas-de-samba/.
Programa de incentivo cultural
Realizado a cada dois anos, o edital tem como objetivo atualizar a Rede Carioca de Rodas de Samba, criada por decreto e regulamentada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. O programa incentiva a realização, integração e continuidade das rodas de samba, promovendo o fortalecimento cultural desses eventos em espaços públicos.
Os critérios de inclusão no mapeamento incluem:
- Atuação das rodas há pelo menos dois anos;
- Vínculo com o território local;
- Impacto cultural das atividades;
- Experiência cultural dos organizadores, analisada por meio de portfólios.
Certificação e reconhecimento
As rodas de samba aprovadas no edital receberão certificação oficial em uma cerimônia programada para este sábado (23/11), às 9h, no Museu do Amanhã.
A avaliação das inscrições foi conduzida por uma comissão composta por funcionários da Prefeitura do Rio e representantes indicados pela Associação Rede Carioca de Rodas de Samba. A análise também contou com o aval das subprefeituras, responsáveis pela liberação dos locais públicos utilizados pelos grupos.