A partir da próxima segunda-feira (16/12), a cidade do Rio contará com sua segunda motofaixa, desta vez na Zona Norte. A nova faixa será implementada na Avenida Rei Pelé, no Maracanã, e na sua continuação no sentido Centro, na Rua Teixeira Soares, na Praça da Bandeira. O trecho, que totaliza 2 km, foi escolhido pela Prefeitura devido ao alto fluxo de motocicletas e à elevada incidência de acidentes na região.
Funcionamento
Assim como na Autoestrada Lagoa-Barra, onde a primeira motofaixa foi instalada há quatro meses, o novo corredor será delimitado por uma sinalização azul e funcionará em ambos os sentidos da Avenida Rei Pelé (Centro e Méier). Apesar de preferencial, a motofaixa não será obrigatória, permitindo que motociclistas optem por utilizá-la em momentos de tráfego intenso. Veículos de outras categorias também poderão cruzá-la para trocar de faixa.
A velocidade máxima permitida para motocicletas na motofaixa será de 60 km/h, inferior aos 80 km/h permitidos nas demais faixas.
Justificativa
A Prefeitura justificou a escolha do trecho por conta do intenso fluxo de motocicletas, que chega a cerca de 1.180 veículos por hora nos horários de pico, representando 27% do tráfego total. Além disso, imagens de câmeras municipais revelaram que 83% dos motociclistas durante a manhã e 67% à tarde se envolvem em situações de risco, como mudanças bruscas de faixa ou circulação entre carros.
Vão juntar a reversível da Radial Oeste entre a Praça da Bandeira e a Estação de São Cristóvão + Motofaixa + Engarrafamentos gerados do Terminal Gentileza. Acho que cabe a faixa azul para ônibus do BRS e uma ciclovia também, tornando a via totalmente multiuso. Vai dar certo, muito lindo.