A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou nesta terça-feira (14/12), mais três centros de atendimento a pacientes com gripe no Rio. O primeiro polo foi aberto pela manhã na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, em Bangu, na Zona Oeste. Os outros dois ficam na Unidade Ambulatorial Almir Dutton, em Campo Grande, e na Policlínica Rodolpho Rocco, em Del Castilho, na Zona Norte.
Na última semana, a prefeitura já havia inaugurado três centros médicos de atendimento provisório para pacientes com sintomas leves de gripe, na Vila Olímpica do Alemão, no Parque Olímpico da Barra e na Vila Olímpica de Honório Gurgel. Os polos funcionam de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h e realizam também testagem para covid-19, conforme indicação médica. O objetivo é desafogar as UPAs e oferecer atendimento direcionado aos casos de gripe.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) já instalou tendas de atendimento contra a gripe em cinco UPAs 24 horas: Marechal Hermes, Tijuca, Botafogo, Jacarepaguá e Penha. A iniciativa integra o plano de contingenciamento à epidemia de gripe na capital fluminense, que também inclui o reforço nas equipes médicas dentro da rede estadual.
As tendas funcionam todos os dias, das 7h às 19h. Só na última sexta-feira, 10, as UPAs e as novas unidades realizaram 2.102 atendimentos contra a gripe. O cronograma inicial prevê que a mobilização permaneça durante todo o mês de dezembro, mas poderá sofrer alteração em caso de melhora ou piora do surto da doença.
Segundo o Boletim InfoGripe da Fiocruz, ao contrário dos demais estados — onde os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave são, em sua maioria, casos positivos para Covid-19 —, o vírus Influenza é predominante no Rio de Janeiro.