Rio ocupa 3ª posição em ranking nacional de digitalização de serviços

Com um evolução da digitalização de serviços meteórica, o Rio passou do 16° lugar, em 2021, para o Top 10, em 2022, e ocupa hoje a 3ª posição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Governador Cláudio Castro fala durante o lançamento do RJ Digital no Museu de Arte do Rio / Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, o Estado do Rio de Janeiro conquistou prêmios em disputas que avaliam o grau de digitalização dos serviços estaduais no Brasil. O Estado passou a ocupar o terceiro lugar no ranking nacional. O Rio também foi a segunda unidade da federação que mais avançou em serviços digitalizados, desde 2022. A cerimônia de premiação foi realizada, nesta quinta-feira (20/07), em Brasília, durante a 4ª edição do Workshop ABEP, promovida pela Abep-TIC, instituição que reúne órgãos estaduais de tecnologia da informação e comunicação de todo o Brasil.

A evolução da digitalização do Rio foi meteórica, com o Estado ocupando o 16° lugar, em 2021, saltando para o Top 10, em 2022, e subindo para a terceira posição este ano.

O governador Cláudio Castro (PL) celebrou as conquistas da Secretaria de Transformação Digital e do Proderj, adiantando que a meta é tornar o Rio de Janeiro, o Estado mais tecnológico do Brasil.

“Sou um entusiasta do governo digital, e recebemos este prêmio de importância nacional com muito orgulho. Já temos mais de 2.300 serviços digitais disponíveis para a população e temos a meta de ser o estado mais tecnológico do país. Parabenizo o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias, o presidente do Proderj, Flávio Rodrigues, e todos os servidores do órgão por trabalharem com afinco para facilitar o acesso dos cidadãos aos programas de governo”, comentou o chefe do Executivo estadual.

Mauro Farias foto Fillipe de Freitas 1 Rio ocupa 3ª posição em ranking nacional de digitalização de serviços
Mauro Farias – foto Fillipe de Freitas

Sem a eficiência e rapidez dos integrantes do Proderj, órgão atrelado à Secretaria de Estado de Transformação Digital, tais resultados não teriam sido alcançados. A meta do Governo do Estado, apesar de ambiciosa, tem sido perseguida com afinco pelo órgão, que vem colocando a digitalização a serviço do cidadão fluminense e da gestão pública, através programa RJ Digital e de ferramentas como o Digitaliz@RJ e o Agiliz@RJ.

“É com muito orgulho que recebemos mais esse grande reconhecimento nacional. O Rio de Janeiro, que antes era o 16° no ranking nacional, agora já está entre os três primeiros. A meta que o governador me deu é, até o final da gestão, alcançarmos o primeiro lugar. Trabalhamos diariamente para entregar ao cidadão um Estado totalmente digital”, ressaltou o secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias.

Flávio Rodrigues, presidente do Proderj, reafirmou o compromisso da instituição em avançar rumo a um serviço estadual cada cada vez mais tecnológico.

“Parabéns ao Rio de Janeiro pelo protagonismo nacional na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Seguiremos trabalhando para modernizar a gestão e colocar a tecnologia de forma fácil, ágil e segura para a população”, disse Flávio Rodrigues.

Portal RJ Digital

Com o portal RJ Digital, a população fluminense tem acesso a mais de 2,3 mil serviços digitais. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Proderj e a Subsecretaria de Estado de Comunicação Social. O RJ Digital foi inspirado no modelo usado pelo governo da Estônia, um dos países mais digitais do mundo. Acesse: https://www.rj.gov.br.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio ocupa 3ª posição em ranking nacional de digitalização de serviços

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui