Rio poderá ter lei que estimula tecnologia 5G ao Estado

Projeto de lei foi proposto em parceria pelos deputado Luiz Paulo e pela deputada Lucinha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Governado em exercício, Cláudio Castro (PSC) para sanção o recebeu projeto de lei nº 3328/2020, que institui o “Programa de estímulo à implantação das tecnologias de conectividade móvel”. A medida proposta pelo deputado estadual Luiz Paulo (sem partido) e pela deputada estadual Lucinha (PSDB), foi aprovada no plenário da Alerj na última terça-feira 01/12.

Com objetivo de estimular a implantação de infraestrutura de telecomunicações, o projeto de lei se sancionado, poderá  promover o melhor ambiente de desenvolvimento da economia digital em âmbito estadual. Visto com bons olhos pelo setor de telecomunicações, sua principal medida é a homogeneização de uma única lei de antenas que pode ser adotada pelos 92 municípios do Estado.

Para a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (ABRINTEL), a aprovação da projeto de lei indica que poder público do Rio reconhece 5G como uma das alavancas para recuperação do Estado e aposta no ambiente da economia digital para impulsionar indústria, comércio e serviços. “O texto aprovado cria um ambiente favorável à atualização das leis municipais e à promoção da economia digital, com atenção às zonas periféricas das grandes cidades e também ao interior do Estado”, diz Luciano Stutz, presidente da ABRINTEL.

Ainda de acordo com a avaliação do presidente da ABRINTEL, o Estado do Rio de Janeiro sai na frente para garantir oportunidade a todos aos seus municípios de aperfeiçoarem seus processos, atraírem os investimentos de implantação da nova tecnologia 5G e promoverem a conectividade às novas oportunidades de negócios. De com a empresa de telecomunicações, com a chegada da tecnologia 5G, os municípios que estiverem alinhados com a legislação federal (lei 13.116 e decreto 10.480) serão os mais fortes candidatos a receberem os investimentos de infraestrutura de telecomunicações.

Após a sanção do governador, a expectativa da entidade é que as autoridades municipais, novas e reeleitas, se reúnam para elaboração das leis e definição de procedimentos de modernização de licenciamento das infraestruturas de telecomunicações. Segundo o presidente da empresa de telecomunicações, a expectativa é de que isto ainda pode aconteça esse ano ou no início dos novos mandatos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio poderá ter lei que estimula tecnologia 5G ao Estado
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui