Rio se torna a primeira Capital Mundial da Arquitetura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Edifícios do Centro da Cidade do Rio de Janeiro - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

A cidade do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 18/01, ganhou mais um motivo para se orgulhar. Em uma cerimônia, realizada em Paris, na França, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) premiou o Rio como primeira Capital Mundial da Arquitetura.

Orla Conde é arquitetura contemporânea Rio se torna a primeira Capital Mundial da Arquitetura
Orla Luiz Paulo Conde é de arquitetura contemporânea

Este título foi criado pela Unesco no ano passado. Então, o Rio de Janeiro teve a honra de ser a primeira cidade a receber tal designação.



Em 2012, a Unesco já tinha concedido ao Rio o título de patrimônio cultural mundial na categoria paisagem urbana. Com a designação desta sexta-feira, o Rio fica responsável pela organização do Congresso mundial da União Internacional dos Arquitetos no ano que vem, entre 19 e 26 de julho de 2020.

Advertisement
Oiteiro da Glória é Colonial Rio se torna a primeira Capital Mundial da Arquitetura
Outeiro da Glória é exemplo de arquitetura neoclássica

“O título da Unesco deve atrair para a cidade arquitetos do mundo inteiro. Eles virão aqui não só para apreciar nossas belezas naturais e as construídas pela genialidade dos nossos mestres da arquitetura ao longo dos séculos. Eles também vão sugerir novas mudanças de modernização e parcerias internacionais para melhorar ainda mais a cidadania dos moradores da cidade do Rio”, disse o prefeito Marcelo Crivella.

MAM é símbolo de arquitetura moderna Rio se torna a primeira Capital Mundial da Arquitetura
MAM é símbolo de arquitetura moderna

A secretária de secretária de Urbanismo da cidade, que estava presente na assinatura do título, destaca a força arquitetônica do Rio de Janeiro.

“Correntes dominantes do pensamento urbanístico, principalmente da Europa, influenciaram a arquitetura do Rio de Janeiro. As ideias que chegaram aqui foram aplicadas, transformadas e adaptadas com grande inventividade ao nosso território, sua geografia, topografia e condição natural, sempre com a peculiaridade do nosso tropicalismo. Os elementos próprios que emergiram da criatividade carioca têm sido tão potentes que converteram sua arquitetura em referência mundial”, afirma Verena Andreatta.

No Rio de Janeiro são muitos os estilos arquitetônicos. Colonial, Art-Déco, Moderno e Contemporâneo são alguns dos mais presentes em nossa cidade.

“Fico feliz que finalmente tenha sido reconhecida a cidade onde se localizam o Paço Imperial, o Palácio Gustavo Capanema, o Museu do Amanhã e o Theatro Municipal, entre outras dezenas de construções absolutamente sensacionais, pela sua arquitetura. O Rio de Janeiro não é só praia e bunda. Cada reconhecimento deste tipo que nossa cidade recebe enche de orgulho o carioca, e faz justiça àquela que já foi chamada de rainha das províncias e empório das riquezas do mundo”, pontua Claudio Castro, diretor da Sergio Castro Imóveis.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio se torna a primeira Capital Mundial da Arquitetura
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Bueiro extravassando esgoto em frente ao CMS João Barreto, UPA e Estação do Metrô.
    Próximidade de pontos final de ônibus e Creche Municipal Irmãs Baptista e da Elevatória Siqueira Campos ALO-DM-1.1
    É UM ESGOTO A CÉU ABERTO num dos locais mais movimentados de Copacabana desde setembro de 2018.
    Veículos espirram o esgoto do asfalto para calçadas e estabelecimentos…
    ônibus saídos dos pontos finais ao passar no local já estão formando várias crateras no asfalto.
    É uma conjunção de fatores deletérios advindos da falta de governância no município.

    Equipe da CEDAE esteve no local logo após a virada do ano e nada foi resolvido.

    Protocolo na Central 1746: RIO-18992159-4 .

    CEDAE Código do atendimento: OSW859239

  2. Fico feliz, porém, primeiro em vez de “títulos” precisamos de políticos mais ATUANTES, por isso, rogo, para algum carioca de boa vontade, que ensine o caminho da prefeitura para o prefeito Crivella que até agora não sabe onde fica.
    Saudações !

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui