Em resposta ao aumento das temperaturas e visando atender especialmente os mais vulneráveis, a Prefeitura do Rio está implantando mais de 100 pontos de hidratação. Os locais estratégicos serão distribuídos em Clínicas da Família, Centros Municipais de Saúde e no Super Centro Carioca de Saúde para oferecer água, isotônicos, roupas, chinelos e protetor solar às pessoas em situação de rua e servirão como áreas de conforto térmico para os grupos mais vulneráveis.
Daniel Soranz, o Secretário Municipal de Saúde, afirmou que mais de 100 pontos foram preparados para oferecer hidratação venosa e oral, especialmente nas áreas mais afetadas pelo calor, como a Zona Norte do Rio. E além disso, estão sendo fornecidas orientações à população, como evitar o uso de bronzeadores solares, dar atenção especial a crianças e idosos por conta da rápida desidratação e cuidados extras com os animais de estimação.
As unidades de saúde contarão com poltronas e leitos para oferecer opções de hidratação venosa e oral, conforme a indicação dos profissionais de saúde de plantão, para casos que demandem cuidados especializados.
Os dados da Rede Municipal de Saúde revelam um aumento significativo nos atendimentos relacionados a doenças ou problemas agravados pelo calor. No total, foram registradas 1.121 notificações, do dia 8 a 15 de novembro, um aumento de 51% em relação à semana anterior. Os diagnósticos como mal-estar, fadiga, pressão baixa, efeitos do calor, síncope, colapso e edema foram os mais recorrentes.
A Prefeitura do Rio, para orientar a população sobre os sinais de estresse térmico, alerta para o suor excessivo que pode levar à desidratação, insolação mesmo à sombra e alterações no metabolismo que afetam a pressão arterial e a saúde cardiovascular, além de problemas como ressecamento de olhos e pele.
O aplicativo e os sites da Prefeitura do Rio informarão os locais onde será possível receber atendimento para hidratação por meio do link (prefeitura.rio/ondeseratendido). E o Centro de Operações (COR) disponibilizará os endereços das unidades, por meio do aplicativo COR.Rio e no site do COR. Essas medidas visam a garantir o cuidado com a população diante do aumento das temperaturas.
Medida urgente a ser tomada: plantar mais árvores, cuidar das que existem e fiscalizar o corte de árvores indevido,