Durante a inauguração do Super Centro Carioca de Cirurgia, no Hospital Municipal Ronalgo Gazolla, em Acari, Zona Norte do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (07/07), o prefeito Eduardo Paes anunciou a criação em breve de um centro de saúde também na Zona Oeste da capital fluminense.
Acompanhado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, Paes afirmou que o futuro espaço também contará com apoio do Governo Federal.
”O Super Centro já é um sucesso e eu quero anunciar aqui que vamos fazer o Super Centro West, para atender a Zona Oeste da cidade. E, para ter esses equipamentos, só tem um motivo: se não tiver apoio federal, se não tiver programa e política pública federal, a gente não poderia fazer isso”, disse
”Estamos na expectativa de receber o recurso do Governo Federal para o Super Centro Carioca que foi inaugurado junto com o presidente Lula e, recebendo esse recurso, vamos ‘startar’ esse novo projeto que é o Centro da Zona Oeste, que será especializado em saúde auditiva, em reabilitação e outras especialidades que apresentaremos mais para frente. A previsão é até o fim da gestão, mas ainda depende desse planejamento junto ao Ministério da Saúde”, complementou Soranz.
Super Centro Carioca de Cirurgia
O Super Centro Carioca de Cirurgia, no Hospital Ronaldo Gazolla, tem 930m² de área total. Das 13 salas cirúrgicas, nove são equipadas para procedimentos por vídeo. A estrutura conta ainda com o Centro de Especialidades Cirúrgicas, onde são realizadas consultas e procedimentos cirúrgicos de menor porte.
Com os investimentos recebidos desde 2022, o Ronaldo Gazolla já é o maior prestador de serviços cirúrgicos da rede municipal de saúde e a capacidade operacional será potencializada nos diversos procedimentos realizados: hernioplastia, colecistectomia videolaparoscópica, litotripsia, vasectomia, hidrocele, postectomia, escleroterapia, laqueadura por vídeo, hemorroidectomia, tireoidectomia e correção de fissura e fístula. Apenas neste ano, o hospital já realizou mais de 15,7 mil procedimentos cirúrgicos.
”A expectativa é que a gente consiga realizar aqui 30 mil cirurgias por ano. Isso corresponde a 20% da nossa fila de espera. A ideia é que esse hospital faça parte do programa do Ministério da Saúde para reduzir as filas cirúrgicas do Sisreg e, obviamente, acelerar o tempo de atendimento dos usuários do SUS na cidade do Rio”, destacou Daniel Soranz.
Verbas de 2022…federal…era o descondenado?????