O RioHarpFestival 2024, considerado o maior festival de harpas do mundo, chega em seus últimos dias no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), até o dia 30 de setembro. O evento apresenta uma programação diversificada que abrange desde a harpa tradicional até o koto japonês, a kora e outras harpas africanas com integrações inovadoras entre músicos de diferentes continentes.
Este ano o XIX RioHarpFestival foi ampliado e dividido em duas partes, transformando o Rio de Janeiro na capital mundial das harpas em julho e complementando de 1º a 30 de setembro. Se na primeira parte homenageou-se a África, agora em setembro a homenageada está sendo a Europa, devido à proximidade ao grande evento da cidade do Rio de Janeiro que será a reunião da Cúpula do G20 no Brasil.
O festival nessa segunda parte, em Setembro contou com a participação de aproximadamente 80 músicos de diversos países, incluindo harpistas da Rússia, França, Argentina e Índia, que participam do G20 e também, da Austria, Croácia, Líbano, Peru e Venezuela, de uma pianista de Cuba e renomados artistas brasileiros.
No próximo sábado (28/09), o projeto recebe Marialy Pacheco, piano (Cuba), com participação especial de Jésus Suarez, harpa (Venezuela) no Palácio São Clemente, a partir das 18h. Confira no final da matéria a programação do CCBB.
Com 19 anos de tradição, o RioHarpFestival integra o projeto Música no Museu, iniciado em 1997, que se destaca como a maior série de música clássica do Brasil. O festival tem atraído diferentes públicos em todo o país e no exterior desde 2006, promovendo recitais lotados e uma ampla gama de estilos musicais, desde o clássico, o barroco, indianos, árabes até os ritmos atuais como rock, jazz, latino-americanos e brasileiros.
Confira a programação do CCBB:
- Dia 25 de setembro – quarta-feira.
- 12h30: Walter Morato, harpa – (Argentina)
- Programa: Clássicos latino-americanos
- 15h: Rafael Deboleto, harpa (Brasil)
- Programa: Clássicos latino-americanos.
- Dia 26 de setembro – quinta-feira
- 12h30: SHIVA-GITA- (India)- Claúdio Gama, harmonium, Mario Moura, sitar (tipo de harpa com 19 cordas), Jaffer Swamani, parkhawa e tabla)
- Programa: músicas indianas.
- 15h: Rafael Deboleto, harpa paraguaia – (Brasil).
- Programa: Clássicos latino-americanas
- Dia 27 de setembro – sexta-feira
- 12h30: Rafael Deboleto, harpa paraguaia – (Brasil).
- Programa: Clássicos latino-americanos.
- Dia 28 de setembro – sábado
- 15h: Orquestra de Ukeleles. Participação especial Victor Freitas, harpa (Brasil)
- Programa: Clássicos internacionais
- Dia 29 de setembro – domingo.
- 15h: Tambores do Japão. Participação especial Alessandro Aguiar, koto, harpa japonesa (Japão/Brasil)
- Programa: Clássicos japoneses.
- Dia 30 de setembro – segunda-feira.
- Encerramento do XIX RioHarpFestival.
- 12h30: Allegro Trio de Harpas. Ana Miccolis, Isis Figueira Machado, Carmem Sarmet, harpas – (Brasil)
- Programa: Clássicos do Cinema