O Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-RJ), está com inscrições abertas para 1.300 vagas gratuitas em cursos preparatórios para escolas técnicas, militares e institutos federais por meio do programa AprovaRJ. Essas vagas são destinadas a estudantes que tenham concluído ou estejam concluindo os ensinos fundamental, fundamental II e médio. O curso é oferecido na modalidade a distância e as inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de setembro através do sistema disponível no site.
As aulas começarão em 9 de outubro, quando os alunos terão acesso à plataforma de ensino virtual. Cada candidato pode fazer apenas uma inscrição e deve escolher um dos cursos disponíveis, conforme as informações do edital. O AprovaRJ é dividido em dois módulos com duração de 16 semanas: o módulo I aborda as áreas gerais dos concursos, enquanto o módulo II se concentra na parte específica de cada concurso. Para mais detalhes sobre o processo seletivo, os candidatos podem acessar o site.
Esta é a segunda edição do programa AprovaRJ, criado pela Fundação Cecierj, e oferece novas oportunidades de interação e aprendizado com conteúdo específico preparado para diversos públicos interessados. O Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Mauro Azevedo Neto, destacou: “O AprovaRJ, um curso ministrado a distância, é um portal para um futuro brilhante. Reconhecemos a importância de garantir que nossos jovens tenham acesso a instituições de ensino de renome. Esta é uma porta aberta para o sucesso e estamos entusiasmados em fazer parte deste percurso educacional inovador.“
O curso preparatório é voltado para estudantes que tenham completado ou estejam em conclusão do ensino fundamental II interessados em ingressar nas seguintes instituições: Colégio Pedro II (CPII), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Colégio Naval da Marinha, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).
E também para quem tenha completado ou esteja em conclusão do Ensino Médio estão aptos a concorrer às vagas das escolas e institutos militares a seguir: Instituto Militar de Engenharia (IME), Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), Academia da Força Aérea (AFA), Escola Naval da Marinha, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Escola de Sargentos das Armas (ESA) e Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX).