RJ: Aplicativo de acessibilidade permite que deficientes visuais tenham autonomia no uso do transporte público

Por meio do Cittamobi Acessibilidade, os usuários podem saber a localização do coletivo, tempo de espera, onde descer, entre outras funcionalidades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ônibus ''amarelinhos'' do BRT do Rio - Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

O aplicativo “Cittamobi Acessibilidade”, voltado para facilitar o acesso de deficientes visuais ao transporte público do Rio de Janeiro, teve as suas atividades iniciadas nesta segunda-feira (4). Com o aplicativo, o usuário pode ter informações sobre a localização, tempo de espera do ônibus e onde descer. Por meio da ferramenta, o deficiente visual também poderá traçar uma rota para a facilitar a sua mobilidade pelo Estado.

O “Cittamobi” também tem outras funcionalidades: auxilia ainda no deslocamento de rotas a pé e, no caso de viagens intermunicipais ajuda a identificar o deslocamento entre as cidades percorridas. A expectativa é de que mais de 150 mil pessoas sejam beneficiadas. A ferramenta é resultado de uma parceria com o Rio Ônibus, Sindicato das Empresas de Ônibus.

A ideia surgiu a partir das dificuldades enfrentadas pelo engenheiro de software e deficiente visual, Luiz Eduardo Porto, para ultrapassar a dificuldades de mobilidade por ele enfrentadas no cotidiano

“A ideia para criação da ferramenta surgiu depois que fiquei 40 minutos esperando no ponto para conseguir embarcar em um ônibus. Se eu tivesse o GPS do ônibus eu saberia onde ele estava e não precisaria passar por isso. No dia seguinte, eu analisei como que poderia desenvolver o aplicativo. Hoje, ele virou uma caixinha de ferramentas para mim, para minha mulher e outras pessoas que tem uma dificuldade como eu, para ter uma mobilidade melhor”, contou o engenheiro.

Advertisement

O presidente do Rio Ônibus, João Gouveia, afirmou que a implantação do ‘Cittamobi’ integra as diretrizes de empresa de promover uma mobilidade urbana mais humanizada e inclusiva.

“O melhor resultado da tecnologia é a ruptura para atender as pessoas. Então, um aplicativo que apoia as pessoas é tudo que a gente precisa. Quando transportamos pessoas, nada mais justo do que a gente pensar em apoiar essas pessoas, ter tomadas de decisão para que tenhamos os usuários muito mais fortalecidos dentro dos nossos ônibus”, afirmou Gouveia.

O aplicativo Cittamobi Acessibilidade pode ser baixado no site https://rioonibus.com/.

Informações: O DIA

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ: Aplicativo de acessibilidade permite que deficientes visuais tenham autonomia no uso do transporte público
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui