Um caso de raiva em um cachorro foi diagnosticado pela Prefeitura do Rio nesta semana. O animal era de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, mas foi atendido na capital, ele não resistiu e acabou morrendo. O diagnóstico foi feito pelo Instituto Municipal Jorge Vaitsman.
Segundo a secretaria municipal de Saúde, desde 1995 não há notificação de casos da doença em cães ou gatos no Rio. Já os casos de raiva humana não são diagnosticados na Capital Fluminense desde 1986.
O dono do cachorro disse que o animal teve contato com um morcego no último dia 26 de março, mas só apresentou os primeiros sintomas da doença, baba e falta de coordenação, na semana passada.
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Controle de Zoonoses e Agropecuária (Ivisa-Rio) realizará, nos dias 15 e 22 maio, a vacinação antirrábica perifocal nos bairros vizinhos ao município de Duque de Caxias. No próximo sábado (15), serão imunizados os animais de Parada de Lucas, Vigário Geral e Jardim América.
Adolescente morre no RJ após ser mordido por morcego e contrair raiva; secretaria faz alerta
Em março do ano passado, o estado do Rio de Janeiro registrou a primeira morte por raiva humana do Rio de Janeiro desde 2006, com o caso de um adolescente mordido por um morcego em Angra dos Reis.