Roubo de cabos de telecomunicação teve queda de quase 45% no RJ

O Rio de Janeiro já foi “vice-campeão” do ranking, em 2020, e desta vez não ficou sequer na lista dos cinco mais visados

Imagem ilustrativa de cabos de energia - CC0 Domínio público. Foto: Px Here

Dados inéditos levantados pela Conexis Brasil Digital, divulgados pelo jornal “O Globo”, mostraram que o estado do Rio de Janeiro registrou um declínio de 44,3% nos casos de roubos e furtos de cabos de telecomunicação, com 280,4 mil metros “surrupiados”. O território fluminense já ocupou a segunda posição do ranking, em 2020, e desta vez não ficou nem na lista dos cinco mais visados.

A associação do setor identificou 4,72 milhões de metros de cabos subtraídos em todo o país no ano passado, ante os 4,13 milhões de metros em 2021. O impacto dos crimes recaiu sobre 7 milhões de consumidores, que ficaram sem acesso a comunicações em meio à substituição dos itens.

Ao passo que no Rio o roubo de cabos de telecomunicação diminuiu, o problema com o furto de cabos da Supervia e do BRT ainda são rotina. Em março, um homem foi encontrado morto com lesões por choque elétrico nas proximidades da estação Deodoro, após tentar furtar cabos de rede aérea e receber uma descarga elétrica, ficando preso à fiação.

Pouco antes, em fevereiro, um homem foi preso por guardas municipais após ser flagrado furtando cabos e barras de cobre de um ônibus estacionado na estação do BRT Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui