O último levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), do Governo do Estado do Rio de Janeiro, identificou um redução significativa dos crimes contra o patrimônio em Niterói. Os indicadores de roubos de veículos sofreram um recuo de 54% em março de 2022, quando foram registrados 29 casos, contra 63, no mesmo período do ano passado. Segundo o levantamento, esse foi o menor registro de ocorrências desde 2003.
As atuações em conjunto entre o 12º Batalhão da PM, de Niterói, e a Operação Segurança Presente têm impactado de forma significativa os índices de criminalidade no município. De acordo com ISP, no mês de março foram verificados 234 casos de roubos no município, a menor incidência para este mês nos últimos 19 anos. Os roubos a estabelecimentos comerciais e a residências também apresentaram recuos de 35% e 33%, respectivamente.
Outro indicador que também apresentou um redução significativa, segundo o Instituto de Segurança Pública, foi o de letalidade violenta (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do estado). Na área do 12º BPM (AISP 12) foram registradas10 mortes em março deste ano, contra 16 no mesmo período de 2021.
O governador Cláudio Castro (PL) enfatizou que a redução dos índices de violência em Niterói são resultado do empenho do governo do Estado, através da ação conjunta entre o 12º BPM e a Operação Segurança Presente.
“A redução dos índices de criminalidade em Niterói é resultado de um trabalho integrado entre os policiais do 12º BPM com os da Operação Segurança Presente, que é totalmente custeada pelo governo do Estado. A participação e a confiança da população também são muito importantes nesse processo, que leva paz e segurança à população de Niterói”, destacou o governador.