Rua do Senado, no Centro do Rio, atrai cariocas e turistas como point boêmio

Rua do Senado tem se destacado por se transformar numa espécie de ”feira” ao ar livre, pelas rodas de samba e pela gastronomia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Público sentado em cadeiras de praia na Rua do Senado - Foto: Leo Martins

O Centro do Rio se tornou e vem se consolidando cada vez mais como um atrativo turístico. Prova disso é o movimento nos arredores da Praça Mauá, por exemplo, com Museu do Amanhã, Largo da Prainha e Pedra do Sal. E a Rua do Senado tem se destacado como um verdadeiro point boêmio, especialmente nas manhãs e tardes de sábado, quando a via se transforma numa espécie de ”feira” ao ar livre, quase que concorrente à do Lavradio, rua vizinha, com brechó de roupas e venda de móveis e objetos de antiquários.

Além da venda de antiguidades, há também as tradicionais rodas de samba, como de costume no Centro do Rio. O carro-chefe da rua inclusive, é o centenário Armazém Senador, na esquina com a Avenida Gomes Freire. Fundado em 1907, o bar tem pouquíssimas mesas, isto é, a maioria do público bebe em pé na calçada – e isso atrai cada vez mais clientes. Em contrapartida ao modo ”raiz” do Armazém Senador, o Labuta Bar, inaugurado em 2020, apostou em clima mais descolado e moderno, com cadeiras de praia disponíveis na calçada.

Paralelamente, há também, do outro lado, o Braseiro Labuta. O restaurante, além do geladíssimo chopp, tem menu especial diariamente para depois das 17h, apostando bastante em galetos, carnes na brasa e linguiças no espeto.

Paco do Ouvidor Rua do Senado, no Centro do Rio, atrai cariocas e turistas como point boêmio
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Além da Praça Mauá, citada no primeiro parágrafo, outra região famosa do Centro do Rio que tem ”bombado” nos fins de semana é a Praça XV. Além da feira que acontece na própria praça, os inúmeros bares e restaurantes na Rua do Ouvidor (Capitu, Sobrado da Cidade, Rio Minho, Cais do Oriente, Porto Carioca, entre outros) têm ficado lotados, assim como a roda de samba que acontece aos sábados no entorno do prédio da Bolsa de Valores.

Advertisement

Vale destacar também a revitalização da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, que, com missas aos sábados e domingos, também ajudou a fomentar o turismo local.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rua do Senado, no Centro do Rio, atrai cariocas e turistas como point boêmio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui