Localizada em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a Rua Maria Quitéria é uma das mais conhecidas e requintadas do referido bairro. A via fica próxima de outros importantes trechos da região, como a Avenida Epitácio Pessoa, a Vieira Souto, Visconde de Pirajá e Prudente de Moraes.
Com trânsito tranquilo e diversos imóveis de alto padrão, a Maria Quitéria integra o chamado “Quadrilátero do Charme”, onde ficam inúmeras e luxuosas lojas de moda. Além disso, a rua abriga bares e restaurantes que atraem muitos turistas. A proximidade com a praia também é um atrativo dessa importante rua de Ipanema.
Mas afinal, quem foi Maria Quitéria?
Maria Quitéria de Jesus (1792-1853) foi uma militar baiana e uma heroína que lutou na guerra pela independência do Brasil. Um dos episódios mais emblemáticos que cercam sua história, foi o fato de ter se vestido de soldado para alistar-se no batalhão de “Voluntários do Príncipe Dom Pedro” A militar e participou das lutas, na Bahia, ao lado dos patriotas e foi condecorada com a Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul.
Maria Quitéria nasceu na fazenda Serra da Agulha, na freguesia São José (hoje Feira de Santana), na Bahia, no dia 27 de julho de 1792. Era filha do fazendeiro português Gonçalo Alves Almeida e de Joana Maria de Jesus.
Quitéria não frequentou a escola e preferia caçar em vez de fazer os trabalhos domésticos, o que já dava indícios de sua vocação para o combate e a luta armada.
Mulher de fibra e coragem, lutou contra inimigos e preconceitos para mostrar todo seu valor e papel de destaque na história do Brasil .
Maria Quitéria faleceu em Salvador, Bahia, no dia 21 de agosto de 1853. Seu corpo foi sepultado na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento no bairro de Nazaré em Salvador.
*Com informações do E-Biografia