O Rio de Janeiro tem um ponto turístico que dura alguns poucos meses e fica cada ano mais lindo, é a Árvore de Natal da Lagoa. Ela é tão importante para a nossa cidade que no calendário oficial da cidade fica atrás apenas do Carnaval e do Reveillón.
Faltando mais de um mês para a inauguração, provavelmente já que não encontrei a data oficial de inauguração mas a do ano pasado foi dia 25 de novembro, a árvore já começou a ser montada nas margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. E quem me mandou uma belíssima foto foi o Xavier Donat (blog, Twitter).
São 11 flutuadores feitos de metal naval (que pesam de 12 a 16 tonelada) formam a base de 810 metros quadrados para sustentar a Árvore.
A árvore vai para a sua 14a edição e desde a 1a em 1996 vem batendo recordes como a maior árvore de natal flutuante do mundo. Na sua primeira aparição, a árvore contava apenas com 48 metros de altura, 90 toneladas, quatro flutuadores, e um milhão e meio de pequenas lâmpadas, que precissavam de 200 kilowatts (KWA) de energia, gerados por 1 gerador.
Veja como foi a última:
- A base de sustentação teve 810 Metros Quadrados (mais de três telões do Claro Cine).
- 52 Quilômetros de mangueiras luminosas (2 Idas e Voltas na Ponte Rio Niterói)
- 1 600 estrobos para os efeitos de estrelas.
- 85 metros de altura
- Sinos eletrônicos reproduziram canções natalinas gravadas na Itália.
- O carrilhão que toca os sinos foi importado da Itália, e era semelhante ao usado na Basílica de São Pedro.