A Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, abre suas portas na próxima terça-feira, 22 de outubro, às 19h, para uma apresentação especial dedicada à música de Sérgio Roberto de Oliveira. Parte da Série Brasil, o concerto contará com a participação de 28 músicos, homenageando a vasta produção do compositor, que deixou um legado significativo na música clássica contemporânea.
Sobre Sérgio Roberto de Oliveira
O compositor carioca Sérgio Roberto de Oliveira (1970-2017) é reconhecido por sua criatividade musical e contribuições importantes para a música brasileira. Ele foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Composição Clássica Contemporânea em 2011 com a obra “Umas Coisas do Coração”, e novamente em 2012 como produtor do CD “Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas”. Além de seu trabalho como compositor, Sérgio foi o fundador do selo A Casa Discos e organizador da série de concertos do grupo Prelúdio 21 e do Festival Internacional Música de Hoje.
Mesmo durante seu tratamento contra o câncer, Sérgio manteve uma intensa atividade musical, produzindo e compondo até sua última obra, uma ópera de uma hora de duração, apresentada em 2017.
Programa do Concerto
O repertório inclui algumas das principais obras de Sérgio Roberto de Oliveira, com destaque para a Suíte Imaginária, o Frevo, e a Canção do dia de sempre, baseada em poemas de Mário Quintana. O concerto contará com a participação de diversos músicos de destaque, como o violonista Fábio Adour, o clarinetista Cristiano Alves, e o violoncelista Hugo Pilger, além da Orquestra de Cordas SRO. O programa também incluirá primeiras audições de obras inéditas, como 3 Musicians e Tasto.
Serviço:
Evento: A Música de Sérgio Roberto de Oliveira
Data: 22 de outubro de 2024
Horário: 19h
Local: Sala Cecília Meireles
Endereço: Largo da Lapa, 47 – Lapa, Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia)
Compra de ingressos: Link para compra de ingressos
Programa:
Sérgio Roberto de Oliveira
- Suíte Imaginária
- I. Valsa
- II. Baião
- III. Modinha
- IV. Choro
- V. Final
(Fábio Adour, violão)
- Farsa
- Frevo
(Duo Prevatto & Do Carmo, violão e flauta) - Madureira
(Marco Lima, violão) - A Canção que não foi escrita
- Canção do dia de sempre
(Poemas de Mário Quintana)
(Marco Lima, violão e Doriana Mendes, soprano) - 18 Strings
(L. C. Barbieri, Max Riccio e Vicente Paschoal, violões) - 3 Musicians (Primeira Audição)
(Carlos Chaves, violão; Cristiano Alves, clarinete; Hugo Pilger, violoncelo) - Pangea
(Cristiano Alves, Tiago Teixeira e Igor Carvalho, clarinetes; Thiago Carvalho, clarone) - Tasto (Primeira Audição para violão e orquestra de cordas)
(Cristiano Alves, direção; L. C. Barbieri, violão) - Tema para Laura (extraído de “Phoenix” para clarinete e orquestra)
(Cristiano Alves, direção e clarinete; Orquestra de Cordas SRO)