Samba do Rio: Aquecendo a Folia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por Bernardo Moura

Bandeira da Porto da Pedra Como muitos já sabem, as escolas estão a todo vapor escolhendo seus sambas. Aqui, no Diário do Rio, sigamos com a análise de mais duas escolas: Porto da Pedra e Vila Isabel.

 

De São Gonçalo, a Porto da Pedra vai trazer a história da moda, das vestimentas que acompanham o Homem desde a época em que vivíamos nas cavernas. Sendo assim, a escola pré selecionou 13 sambas. Sendo que, como as disputas já começaram, três já foram cortados.

 

Dos que sobraram, quatro não são muito bons. Seguem: Vadinho, Fernando Macaco, Tião Califórnia , De Mello e Nilber do Judô (samba 1); JC Couto, Beto Grande, Jorginho JB, Zizi e Buchecha (samba 6); Bira, Porkinho e Heitor Costa (samba 8 ) e Dadinho, Waldenir Melodia, Laudelino, Manolo e Cláudio Silva (samba 10).

 

No primeiro, cantado pelo Wantuir os refrões são horríveis. E olha que é um samba relativamente fácil de ser cantado. No oito, há uma máxima: "Há muito tempo o homem deu no couro". Por favor, vamos deixar as frases de duplo sentido para o funk, forró e outros ritmos?

Nos regulares, ficam: W. Canoa, Valdir Papel, Ricardo Rulck, Coelho e Robinho PV (samba 3) e Paulinho Ramos, Claudio Café, Luiz Antonio, Jacaré e Dudu. Sendo que neste último samba, não entendi o uso da 3º pessoa nas estrofes e o uso da 1º, no refrão. Ficou confuso.

 

Os bons, sambas que a escola tem chances de alçar o campeonato, ficam: Alessandro Falcão, Sidney Sá, Prof. Niltão, Mascote e Orlando Fernandes (samba 2); João Paulo, Duda SG, Miguelzinho, Jairo Passos e Fabrício Mineirinho (samba 7) e Cici Maravilha, Carlos de Souza, Roberto Nolasco e Jorge Remédio (samba 12).

 

O samba de Falcão, Sidney Sá e cia cantado pelo Leonardo Bessa é ótimo. E achei uma sacada boa começar com o título do enredo ("Com que roupa eu vou/Pro samba que você me convidou"). Só não achei que ficou boa a palavra "mademoiselle" no segundo refrão. O de número 7 foi o mais fiel à sinopse. E o de número 12 lembra um samba antigo. Bom ponto para lembrar os carnavais antigos. E ainda foi fiel à história do enredo.

 

Vila Isabel Em Vila Isabel, a escola de mesmo nome falará sobre o centenário do poeta do bairro: Noel Rosa. E para isso, os compositores se preparam para tentar fazer uma justa homenagem e corresponder as expectativas.  Disponíveis ao público, somente nove sambas estão liberados. A disputa oficial que começara com treze, agora, contém onze. Dois já foram eliminados. Mas, fique tranquilo, nenhum deles está no site.

 

Na minha humilde análise, coloco quatro sambas para fora de campo: Guilherme Benaion, Geraldo da Silva, Zé do Bié e Carlinhos do Peixe (samba 4); Haroldo Filho, Chico da Sueca e Sergio (samba 6); Pedrinho, Markinhos Poesia e Cláudio Emiliano (samba 7) e Xande Macaé, Ti Nem, Marcelo Guerra, Baixinho Dayana (samba 9).

 

O samba de Haroldo Filho e cia seria bom se não tivesse tiradas do tipo "A música encontrou um lugar feliz".

 

Dos regulares, classifico quatro também. O De Martinho da Vila (samba 2); Dedé Aguiar, Eduardo Katata, Miro Jr. e Ivanízia (samba 3);Rafael Zimmermann, Guilherme Salgueiro e Márcio Hilário (samba 5) e Kedek, Klaudynho D´Orvalho, Bira do Banjo e Willian Defensor (samba 8).

 

O samba de Martinho é melódico, é uma canção que flui e é inovador com refrões curtos. Será tendência? Classifiquei como regular, porque apesar de todas as qualidades, não sei se a escola está preparada para este tipo de samba. O maravilhoso compositor pode ser mal interpretado. Costumo dizer que numa escola de samba, há sempre uma pessoa a frente do seu tempo. Em Vila Isabel, é o Martinho.

 

O samba de número 3 não foi muito fiel à sinopse, parece que esqueceram do que se trata o assunto. Mas é um samba muito bom de ser cantado. O de número 5 contém seu primeiro refrão que não acompanha a cadência do samba e do resto da letra. No oito, capacita a bateria para brincar a vontade. O samba foi fiel à história do enredo. Entretanto, falta alguma coisa que ainda não descobri.

 

E por último, na seção dos bons, fica o samba de Alexandre Fernandes, Geraldo Castro, Fábio Castelli e Fabinho do Cavaco. A escola pode ir tranquila conquistar seu campeonato.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Samba do Rio: Aquecendo a Folia

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui