Na primeira pesquisa IBOPE no 2º turno traz más notícias para a campanha de Marcelo Freixo (PSol), é que levando em conta os votos válidos, Marcelo Crivella (PRB), pode vencer a eleição pela prefeitura do Rio de Janeiro por 67% a 33%, uma diferença difícil de tirar.
A diferença de Crivella e Freixo nos votos totais, 51% x 25%, com 21% de brancos e nulos e 3%, é maior do que no Ibope fim do 1º turno, no sábado 1 de outubro. Nas vésperas das eleições Crivella tinha 47% e o Freixo os mesmos 21%.
Entretanto, é bom ressaltar que Freixo pulo de 11 segundos de Tv para 10 minutos e isso pode ajudar a suavizar a imagem dele. Como foi dito aqui no Diário do Rio por André Giserman, o maior adversário de Freixo no 2º turno é o próprio Freixo. Se assistir ao programa eleitoral de hoje, o primeiro deste momento da eleição, já podemos observar que o socialista suavizou a imagem e não fala de #ForaTemer ou “Golpistas não passarão”, tem até um momento que ele sorri
Migração dos votos de Bolsonaro é a maior para Crivella, e de Indio para Freixo
O Ibope perguntou como votariam os eleitores dos outros candidatos do 2º turno com mais de 9%. E é com Bolsonaro (PSC) que há a maior migração de votos para Crivella, são 67% e, por incrível que pareça, 9% votarão em Freixo. Brancos e nulos: 19%; indecisos: 5%.
Já é com Indio da Costa (PSD) que há a maior migração de votos para Freixo, 30%, apesar de menor do que as que irão para Crivella, 37%. Brancos e nulos: 26%. Indecisos: 7%.
Entre os eleitores que votaram em Pedro Paulo (PMDB) no primeiro turno, 52% dizem que agora, no segundo turno, vão votar em Crivella, e 19%, em Freixo. Votariam em branco ou anulariam 25%, e 3% estão indecisos.
Eleitores de Osorio (PSDB): 47% pretendem votar agora em Crivella no segundo turno, e 19%, em Freixo. Brancos e nulos: 28%, e indecisos, 6%.
Entre os que disseram que, no primeiro turno, votaram em branco ou anularam o voto: 34% dizem que, no segundo turno, vão votar em Crivella, e 17%, em Marcelo Freixo. Outros 45% dizem que pretendem votar em branco ou anular novamente, e 4% estão indecisos.
O Ibope ouviu 1.101 eleitores de todas as regiões do Rio, com 16 anos ou mais, nos dias 7 e 9 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo RJ-00933/2016