Secretaria de Educação do RJ lança novas ferramentas para o ano letivo de 2025

Iniciativas incluem Diário de Classe On-line, projeto Enem RJ e programa Segunda Chance

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Educação, apresentou nesta terça-feira (28), na Barra da Tijuca, as novas ferramentas e estratégias para o ano letivo de 2025. Entre as principais novidades estão o Diário de Classe On-line, o projeto Enem RJ e o programa Segunda Chance, que buscam aprimorar a qualidade do ensino na rede estadual. Durante o evento, foi anunciado também o planejamento anual da rede, que se prepara para receber cerca de 500 mil estudantes no retorno às aulas, marcado para o dia 6 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Compromisso com a educação de qualidade

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, destacou a importância da escola como um espaço de acolhimento e desenvolvimento dos jovens: “Somos os responsáveis por fazer com que a escola seja a memória afetiva dos jovens, para que eles sejam os protagonistas de seus projetos de vida. Então, em 2025, nosso caminho será o da afetividade e do acolhimento.”

Durante a cerimônia, aconteceu também a posse simbólica dos diretores eleitos no processo consultivo de 2024. Representantes dos 92 municípios do estado estiveram presentes.

A diretora-geral do Instituto Estadual Sara Kubitschek, Dayse Duque, ressaltou a importância do compromisso com os alunos:
“Que 2025 seja de bastante produção e com resultados significativos. Todos nós estamos comprometidos e acreditamos no potencial dos nossos alunos. O que queremos é possibilitar uma educação transformadora.”

Novas ferramentas para a rede estadual

A Secretaria de Educação implementará, ao longo de 2025, diversas ações para aprimorar o ensino e a gestão escolar. Confira as principais iniciativas: Projeto Enem RJ: Plataforma gratuita voltada para estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O recurso oferecerá material didático digital e videoaulas, auxiliando os alunos na preparação para exames como o Enem e vestibulares.

  • Programa Segunda Chance: Criado para alunos que precisam de correção idade-ano/série, a iniciativa permitirá que, por meio de uma prova avaliativa, os estudantes avancem em seus estudos. A ação beneficiará aproximadamente 100 mil alunos.
  • Diário de Classe On-line: Nova ferramenta tecnológica que auxiliará os professores no registro da frequência escolar e no monitoramento do histórico acadêmico dos alunos, incluindo notas e observações pedagógicas. Para a implementação do sistema, serão realizados treinamentos nas escolas ao longo do ano letivo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria de Educação do RJ lança novas ferramentas para o ano letivo de 2025

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui