Para garantir a segurança e o bom andamento do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro mobilizará 4.200 policiais militares em todo o território fluminense. A operação de segurança acontecerá neste domingo, 10 de novembro, em cerca de 700 locais de prova espalhados pela Região Metropolitana e no interior do estado.
O planejamento, elaborado pela Subsecretaria de Gestão Operacional da Polícia Militar, inclui o uso de 920 viaturas e de um helicóptero que realizará sobrevoos nas áreas de aplicação do exame. Segundo o coronel Marcelo de Menezes Nogueira, secretário da SEPM, o foco da operação será na segurança das principais vias de acesso aos locais de prova e nos modais de transporte público usados pelos candidatos.
“Nessa etapa do exame, nossa preocupação será garantir a segurança nas principais vias de acesso aos locais de prova e nos modais de transporte público utilizados pelos candidatos no dia do exame”, afirmou o coronel Nogueira.
Planejamento de Segurança e Mobilização
A operação de segurança se baseia em dois principais eixos de atuação:
- Escolta das provas: As equipes farão a escolta das provas na ida e volta aos locais de aplicação para garantir a integridade do exame.
- Patrulhamento ostensivo: Haverá patrulhamento em vias públicas e estações de transporte nos 52 municípios onde o exame será realizado, beneficiando aproximadamente 300 mil estudantes inscritos.
Na semana anterior, a mobilização de 6.760 policiais assegurou a tranquilidade durante o primeiro dia do Enem e a final da Copa do Brasil no Maracanã, resultando em um evento seguro e sem ocorrências graves, segundo o balanço da secretaria.