A Prefeitura do Rio acaba de informar que encerrou a vacinação contra a gripe no município. Em meio ao aumento de casos, a cidade está com doses esgotadas. A mensagem foi divulgada através de um post nas redes sociais da secretaria de Saúde.
A prorrogação da vacinação contra a gripe até esta segunda (03/01), só possível por conta da doação de 400 mil doses feita pelo Instituto Butantan, no último dia 10 de dezembro.
A pasta de Saúde do Rio também informou que a vacinação deve ser retomada só em abril, quando está prevista a campanha de 2022 contra a doença.
Veja o comunicado:
Vacinação contra Covid acontece normalmente
A vacinação contra a Covid segue na cidade, com a aplicação da dose de reforço. A imunização é destinada à dose de reforço para pessoas com 55 anos ou mais que tomaram a segunda dose há três meses ou mais e pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há 4 meses ou mais.
Pacientes com alto grau de imunossupressão com 12 anos ou mais também podem tomar a dose de reforço. A vacinação é destinada ainda às pessoas com 12 anos ou mais que não foram vacinadas contra a covid-19 até o momento.
As unidades seguem aplicando a segunda dose para pessoas com 12 anos ou mais, respeitando o intervalo de cada fabricante: 12 semanas para AstraZeneca, 28 dias para CoronaVac e 21 dias para Pfizer.
Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose e a dose de reforço, é importante levar também o comprovante de vacinação.
É possível antecipar a dose de reforço até o intervalo mínimo de três meses em casos de viagem, problemas de saúde e outras questões pessoais. Para orientação, procure uma unidade de Atenção Primária.