Uma operação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realizada neste domingo nas proximidades da Central do Brasil e do Terminal Américo Fontenelle, no Centro do Rio, resultou na remoção de ambulantes irregulares que pernoitavam na região. Mais de seis mil peças de vestuário foram apreendidas, além de bebidas e acessórios para celular.
A ação contou com apoio da Guarda Municipal (GM-Rio), da Subprefeitura do Centro e da Polícia Militar, e teve como foco o ordenamento urbano e a desobstrução do espaço público. Foram recolhidos também objetos perfurocortantes, como facas e tesouras, e utensílios utilizados no consumo de drogas.
As equipes demoliram 24 construções irregulares — sendo seis casebres de madeira e 18 barracas metálicas — e removeram 14 módulos móveis. Também foram desmontadas estruturas improvisadas, como tapumes, lonas, mesas e cadeiras. Ao todo, mais de 18 toneladas de entulho e resíduos foram recolhidas e descartadas.
“Esta operação representa mais um passo no nosso trabalho de ordenamento e desobstrução do espaço público, com a apreensão de materiais que oferecem riscos à segurança de cariocas e turistas”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) abordou dez mendigos, oferecendo acolhimento. Participaram ainda da operação agentes da Comlurb, MetrôRio, Rio Luz e Águas do Rio.