Com uma média de 20 mil visitantes diários, o Shopping Barra World, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, tem feito um pesado investimento em transição energética. Até agora foram dispensados R$ 6 milhões na compra de 2 mil placas solares na cobertura do empreendimento, segundo informações do DIÁRIO DO PORTO.
O dono do shopping, o empresário José Koury, afirmou que a energia solar gerada pelo emprego da tecnologia supre atualmente toda a demanda energética do unidade, que conta com 400 lojas, um campus da Universidade Estácio, escola e clube de tiro, um condomínio corporativo, praça de alimentação e arena de Air Soft.
Ao veiculo, Koury destacou que a produção energética gera um excedente de 10%, que será revendido ao sistema em breve. Com um consumo mensal de 70 mil quilowatts, o empresário espera que, em 7 anos, tenha o retorno do investimento realizado.
Com um consumo de aproximadamente 2,4 milhões de litros de água, o Shopping Barra World também está desenvolvendo projetos de captação e reaproveitamento de água para uso na limpeza de áreas externas e internas, banheiros, além de coleta seletiva de resíduos sólidos.
O volume de produção de resíduos também é imensa e gera preocupação ao modelo de sustentabilidade pretendido por José Koury. Por mês são produzidas 280 toneladas de lixo, o equivalente a 1,2 mil contêineres com capacidade de 240 litros cada. De acordo com o DIÁRIO DO PORTO, o empresário, que também tem preocupações sociais, pretende firmar uma parceria com cooperativas de catadores da região para fazer a reciclagem do lixo. Com isso, ele espera criar emprego e gerar renda para os trabalhadores residentes nos bairros vizinhos ao Shopping Barra World.
Shopping temático
O Shopping Barra World é primeiro empreendimento temático do mundo a reproduzir a arquitetura dos principais monumentos históricos e turísticos internacionais. O Big Ben londrino, as pirâmides do Egito, e a Torre Eiffel são alguns deles. O grande objetivo da unidade é se tornar uma referência ecologicamente sustentável no segmento dos grandes complexos comerciais do Rio de Janeiro.