Papo de Talarico: o encontro com os sebosos da Nação

O projeto que homenageia baluartes e acende o Circo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
los sebosos postizos no circo voador
Nação Zumbi no projeto Los Sebosos Postizos (divulgação)

Alguns dos melhores shows que vi na vida foram dos Los Sebosos Postizos no Circo Voador. Outro que lembro com carinho foi Acabou Chorare com Moraes Moreira e Pedro Moraes no fim 2013. Aquele tipo de show mágico, sabe? Nunca mais poderei ver Moraes Moreira ao vivo, pois ele partiu para outro plano em abril de 2020. Faz falta.

Porém, para aqueles que seguem por aqui, Los Sebosos estão se apresentando pelo mundo afora com esse projeto tão especial que homenageia um dos maiores baluartes da música brasileira: Jorge Ben. E estarão no próximo sábado, dia 28, no Circo Voador, local de tanta magia. Fui convidado para ir, contudo, já faz um tempo que não sou da madrugada. Pelo contrário, aproveito o dia, tão iluminado e produtivo.

Mas existe uma lenda, a qual fala que entre 23h e 3 horas há um tipo de portal. Devo admitir realmente que nesse horário há algo de especial. Fornece momentos onde a inspiração vem com a respiração e chega do nada subitamente, em palavras que surgem na mente. Talvez até de uma forma inocente. Rimam sozinhas.

Zumbi

Por falar nisso, algo inspirador para mim é escutar a Nação Zumbi. Fonte de grandes obras desde os tempos do Chico Science, outra figura excepcional da música tupiniquim, um revolucionário do som. A Nação Zumbi, no formato Los Sebosos Postizos, consegue acessar uma vibração psicodélica, já presente na obra original de Jorge Ben, porém eles colocam outros temperos que levam a viagem a algum outro lugar que nem sei onde é. É como tudo em todo lugar ao mesmo tempo para aproveitar e citar um filme que está indicado ao Oscar e um dos melhores que assisti em 2022.

Advertisement

Ver – e ouvir – Los Sebosos é como entrar em outro tempo, num espaço sideral meio doido, meio marginal, diria até que celeste. Por exemplo, a canção “Cinco Minutos”, clássico do lendário álbum Tábua de Esmeralda (1974), em que Jorge conta sobre uma situação de sua vida. A mulher que ia encontrar não lhe esperou cinco minutos. É um lamento, pois ele estava tão ansioso para encontrá-la. Ficou na frustração, na expectativa do desejo, da vontade.

Essa canção de desabafo é maravilhosa por si só, e na versão de Los Sebosos é um grito ecoante, daqueles do âmago, o berro do buscador. É maravilhoso quando a frustração vira arte, e que possa ser sempre assim. Aqui desse lado, torço para que suas frustrações jamais lhe desanimem, ou bloqueiem, e que de jeito algum se torne desespero. Sendo assim, quando a decepção ocorre, o que resta é sair de gravata florida, de cabeça erguida, sob os singelos cravos e margaridas, com autoestima elevada pronto para a próxima empreitada. Ou o próximo show.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Papo de Talarico: o encontro com os sebosos da Nação
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Papo de Talarico: o encontro com os sebosos da Nação
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui