Celebrados em setembro, os santos populares São Cosme e Damião têm suas festividades marcadas pelo calendário antigo no dia 27 e pelo recente no dia 26. Essa data é especialmente aguardada pelas crianças, que recebem doces em cumprimento de promessas. A festa, celebrada tanto pelo catolicismo quanto por religiões de matriz africana, ganha nova dimensão na próxima sexta-feira (27/09) com o evento promovido pela Iniciativa Solar dos Abacaxis, na Rua do Senado, 48, no Centro do Rio.
Além de homenagear os santos, a festa no Solar dos Abacaxis também celebra um novo ciclo de patrocínios à instituição, chamado Halo Solar. Os patrocinadores vão receber obras exclusivas dos artistas Mônica Ventura e Castiel Vitorino Brasileiro.
A festa, aberta ao público, contará com performances dos artistas Aryrson Heráclito, Joceval Santos e Novíssimo Edgar, além de uma roda de samba, DJ e a tradicional distribuição de caruru e doces típicos. A ArtRio e galerias como Flexa e Mendes Wood DM colaboram na organização, reforçando a integração entre arte e festividade.
O Solar dos Abacaxis, uma instituição cultural autônoma e colaborativa, sem fins lucrativos, se dedica à arte e à educação. Fundado em 2015, o espaço foi concebido como um local de encontro para indivíduos e coletivos em busca de um mundo mais justo e saudável. Ocupando as antigas instalações de uma fábrica farmacêutica, o Solar é um ambiente propício para experimentações artísticas e exposições de artes plásticas.
Com uma missão voltada para a programação cultural e educativa, a instituição busca estimular a formação de novos públicos e apoiar projetos de artistas. A primeira sede, em um casarão histórico no Cosme Velho, manteve o nome Solar dos Abacaxis mesmo após a mudança para o Centro, onde, em dezembro de 2022, inaugurou sua nova sede. A nova localização possibilita uma programação anual, com apoio de entidades como a Samambaia.org, consolidando o Solar como um espaço vital na cena cultural carioca.