Sonhos não envelhecem: Universidade da Terceira Idade fará 31 anos neste mês de agosto

A UnATI.Uerj oferece 60 oficinas no formato híbrido (livres e gratuitas), divididas em quatro áreas temáticas com a duração de um ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fotos: divulgação


A frase “sonhos não envelhecem” foi imortalizada pelo movimento musical Clube da Esquina. Os mineiros, que gravaram o primeiro disco desse histórico projeto no Rio de Janeiro, deixaram essa mensagem que vai totalmente de acordo com a ideia da Universidade Aberta da Terceira Idade da Uerj – UnATI.Uerj.

A UnATI.Uerj iniciou suas atividades em 25 de agosto de 1993, como um pequeno núcleo da então sub-reitoria de assuntos comunitários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), oferecendo um programa com atividades educativas e socioculturais gratuitas destinado à população com idade mínima de 60 anos.

Anos antes de um maior reconhecimento da necessidade de um conjunto de políticas voltadas especificamente para os idosos, o Prof. Dr. Américo Piquet Carneiro – médico geriatra e professor emérito da faculdade de medicina da Uerj -, começou a reunir, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, um grupo de profissionais interessados nas questões inerentes ao envelhecimento da nossa população e no crescimento da terceira idade no Brasil.

299955547 399454918978641 1596943298687460607 n Sonhos não envelhecem: Universidade da Terceira Idade fará 31 anos neste mês de agosto


A partir dos debates e trocas de experiências profissionais e institucionais, sistematizou-se o Projeto Núcleo de Atenção ao Idoso do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj, que se propunha a “oferecer atenção integral à saúde do idoso, numa ação multiprofissional e interdisciplinar, vendo o idoso como ser humano integral, e sua saúde inserida em um processo amplo de aprimoramento da qualidade de vida”.

Seguindo o seu objetivo único de ser um centro de ensino, pesquisa, extensão, estudos, debates e assistência voltados para questões inerentes ao envelhecimento da nossa população, e também para formar recursos humanos especialistas nas áreas de Gerontogeriatria, a UnATI.Uerj – estruturada em uma Micro Universidade Temática -, vem contribuindo para a transformação do pensar da sociedade brasileira sobre os seus idosos“, informa a diretoria da Universidade da Terceira Idade.

Desde o início, a UnATI.Uerj vem produzindo uma gama de projetos, programas, produtos, serviços, movimentos e ações desenvolvidas por uma equipe multiprofissional que – abordando teoria e prática -, através de debates e trocas de experiências institucionais e profissionais, estimulam a melhoria na qualidade de vida, autonomia e empoderamento das pessoas com mais de 60 anos de idade.

Incentivamos este grupo etário da nossa população a retornarem aos bancos escolares, com um conjunto de alternativas dinâmicas de autodesenvolvimento e atualização, resgatando a dignidade, reduzindo os problemas de solidão, quebrando preconceitos e estereótipos“, detalha a diretoria do projeto.

Para quem estuda na UnATI.Uerj, a resposta é positiva: “Me faz muito bem assistir as aulas, participar das atividades. Eu adoro“, conta Eloisa Oliveira, que estuda mídias sociais.

Atualmente, no Centro de Convivência da UnATI.Uerj são oferecidas 60 oficinas no formato híbrido (livres e gratuitas), divididas em quatro áreas temáticas, com a duração de um ano, como: mídias sociais, informática, ginástica cerebral, nutrição, gerontopsicomotricidade, passos seguros, dança de salão, yoga, origami, e outras.


A partir deste ano de 2024, a Universidade passou a fazer parte do Núcleo do Envelhecimento Humano da Uerj – NucEH.Uerj – criado pela resolução Nº04.2023.

“Nestes 30 anos de uma senhora universidade, a UnATI.Uerj vem representando bem o seu papel de instituição de ensino transformadora, que através de programas educacionais voltados para as pessoas 60+, vem recuperando o valor social, cultural, moral e econômico da pessoa idosa, permitindo para essas pessoas o status de agentes atualizados e produtivos. Para eles aqui nada é impossível, já que aqui não há limites para sonhar“, finaliza a diretoria.




Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sonhos não envelhecem: Universidade da Terceira Idade fará 31 anos neste mês de agosto

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui