Sucesso no Instagram, Padre Matheus Aquino vai celebrar Missa Solene este sábado, no Centro

O jovem sacerdote, defensor da vida saudável, tem quase 200 mil seguidores no Instagram e 19 mil no YouTube, e foi convidado a celebrar a Missa com Coral e Grande Orquestra na igreja da rua do Ouvidor este sábado (16/9)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

As Missas Solenes com Coral e Orquestra todos os sábados e também aos domingos na Igrejinha dos Mercadores acabaram incluídas de vez no calendário turístico, cultural e religioso da cidade. Localizada desde 1750 na rua do Ouvidor, bem na esquina com o Arco do Teles, a Igreja da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores foi alvo de matérias em toda a imprensa do país, após ter sido recuperada e restaurada pela iniciativa privada, após uma iniciativa inovadora da Comissão de Patrimônio da Arquidiocese do Rio, que nomeou um empresário para o cargo de provedor da irmandade. Desde sua reinauguração pelo cardeal arcebispo D. Orani Tempesta, o templo tem servido de farol de desenvolvimento na região; e suas missas de final de semana, sempre lotadas e celebradas em latim e acompanhadas de música erudita católica, têm sido grande atrativo.

Para este fim de semana, a Irmandade reservou mais novidades. No sábado, ao meio-dia, a missa solene será celebrada pelo padre Matheus Aquino, religioso que é muito conhecido da comunidade católica na internet. Com 191 mil seguidores no Instagram e um engajamento de dar inveja a muito influencer de moda e fitness, seus posts não raro ultrapassam 20 mil curtidas, com filmes sobre liturgia, dúvidas do catolicismo e mesmo sobre costumes. O padre, que é formado em Filosofia e pós graduado em História Antiga e Medieval, é pároco da Igreja de São José do Recreio dos Bandeirantes e é conhecido por seus concorridos cursos on-line sobre a religião, e pela defesa da vida saudável. Conhecido como conservador, o jovem sacerdote tem também quase 20 mil inscritos no seu canal no YouTube.

O padre também recebeu muita atenção da mídia ao atender a confissão do escritor Pedro Delfino quando estava chegando a uma sessão de cinema. Sempre vestindo a batina, considerada por católicos mais tradicionais como uma vestimenta indispensável e um verdadeiro sinal do catolicismo estar presente no meio das pessoas.

A Missa, com Coral e Grande Orquestra, será celebrada por ele ao meio dia de sábado, acompanhada pela soprano Juliana Sucupira, e com uso do recém restaurado Órgão da Irmandade, que foi pioneira na reativação dos sinos no Centro do Rio, tocando-os diariamente de hora em hora. A celebração eucarística na Igrejinha dos Mercadores, que acabou de reinaugurar sua lojinha de souvenires e vende a cobiçada medalhinha da padroeira dos comerciantes por R$ 15,00, deve durar cerca de 1 hora e meia, celebrada em Latim.

Advertisement

Já a missa de domingo será celebrada pelo Padre Victor Hugo Nascimento, que vem conquistando cada vez mais adeptos e frequentadores para o pequeno templo, famoso pela história da bala de canhão que derrubou sua torre em 1893, quando a imagem de Nossa Senhora da Fé em mármore que ornava o topo da construção foi atingida, caiu no meio da rua do Ouvidor e quebrou só dois dedinhos. Recentemente o relógio da igreja, parado há 101 anos, foi restaurado e voltou a marcar as horas, numa cerimônia que contou com a presença do Bispo Auxiliar Dom Roque Santos.

A missa, tanto aos sábados quanto aos domingos tem entrada franca, e depois todos os fiéis podem visitar o Átrio da Fé, onde se encontram a imagem e a bala de canhão, e podem conhecer também o lindo vitral que acabou de ser confeccionado pela Irmandade de acordo com técnicas artesanais do século XVIII, sob sua histórica clarabóia, que ao ser instalada era uma das maiores do país. Cada celebração tem direito a procissões de entrada, incenso, peças litúrgicas históricas e muita tradição.

7A3548AB 182E 4372 8878 D9FECE2B3D58 Sucesso no Instagram, Padre Matheus Aquino vai celebrar Missa Solene este sábado, no Centro
Missa Solene na Igreja da Lapa dos Mercadores

Café da Manhã Sábados e Domingos antes da Missa

A região da Praça XV tem recebido mais e mais novos negócios e experiências inovadoras, ainda mais depois da reabertura da igreja. Só que o Sobrado da Cidade resolveu inovar levando o cliente ao passado. Os donos contrataram uma pesquisadora especializada em gastronomia antiga e promoveram um grande estudo gastronômico de receitas que eram usadas no século XIX pelos cariocas, preparando um menu diferenciado e único, para ser saboreado, na primeira refeição do dia, por quem, além de comer, quer saber mais sobre o Rio Antigo, os costumes da época e a rotina dos cariocas daquele momento histórico. Deram à refeição que será servida em louças e pratarias antigas, um nome que diz respeito ao período: Café Imperial.

A refeição – café da manhã reforçadíssimo, diz o restaurante – terá uma duração de uma hora e meia. Mas a aventura na história não vai terminar por aí! Depois de forrar o estômago num ambiente bonito, refrigerado e de ser servidos por garçons e garçonetes com uniformes de época, chega a hora de aprender tudo sobre a região da Praça XV, ou Largo do Paço. Uma caminhada breve pela região – que vem tendo grande melhora nos índices de segurança, além de um enorme movimento cultural e gastronômico aos sábados e domingos – se seguirá à refeição, tudo com o acompanhamento de um guia de turismo especializado, que vai contar, tintim por tintim, o que se sabe sobre a cultura e a história locais.

O leve passeio-caminhada, que não tem subidas e nem aclives, termina exatamente às 12h em frente à histórica Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, cujos sinos voltaram a badalar recentemente, após uma reforma promovida por empresários. Na igrejinha de formato elíptico e decoração rococó, um raríssimo órgão de fole de 1873 recém-restaurado, junto com uma orquestra e coral conduzidos pela cantora lírica – soprano – Juliana Sucupira, vão encher a linda nave com suas imagens do século XVIII e cortinas de fina renda com música clássica religiosa da melhor qualidade, enquanto uma missa solene será celebrada, em latim, no ritual do Papa Paulo VI. Fotos são permitidas e o evento é aberto ao público, além dos convidados.

Com lugar cativo na cerimônia, junto ao grande público, os comensais terão acesso à estátua de Nossa Senhora da Fé, em tamanho natural, construída em mármore de lioz português, que foi derrubada junto com a antiga torre de sinos por um projétil disparado pelo encouraçado Aquidabã, numa revolta de 1893. E mais, vão conhecer a própria…bala de canhão! Como a imagem caiu de 25 metros de altura e não quebrou nada além de 2 dedinhos, o fato foi considerado um Milagre Carioca, e o artefato se encontra disponível pra visitação junto à Santa.

Serviço:

(É possîvel ir à missa diretamente, com entrada franca)

  • Horários do Evento:
    09h30 – Café Imperial século XIX
    11h – Visita Guiada Histórica e, ao final, às 12h, chegada à Igreja dos Mercadores, onde estará sendo celebrada uma Missa Especial com coral e orquestra (lugar reservado para os participantes do café e passeio).
  • 12h – Missa Solene (entrada franca)
  • Endereço: Sobrado da Cidade – Rua do Rosário 34 – Centro – Rio de Janeiro
  • Valor por pessoa: R$ 300,00
    *No pix ou cartão de crédito.
  • Reserva e pagamento antecipado.
  • No máximo 48 participantes 
  • Informações e reservas pelo WhatsApp: 21 97978 4353

[Além dos meios de transporte públicos – o restaurante fica próximo às barcas, ao Metrô Carioca e na cara do VLT-Praca XV, é possível estacionar próximo, no Terminal Garagem Menezes Côrtes, e a caminhada é de 5 minutos]

O templo possui 120 lugares no total.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sucesso no Instagram, Padre Matheus Aquino vai celebrar Missa Solene este sábado, no Centro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Sucesso no Instagram, Padre Matheus Aquino vai celebrar Missa Solene este sábado, no Centro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui