Os supermercados do estado do Rio de Janeiro registraram um crescimento real de 2,6% nas vendas durante o mês de julho, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. Esse resultado, que já considera o impacto da inflação, marcou o 13º mês consecutivo de alta nas vendas do setor varejista fluminense. O desempenho positivo dos supermercados foi crucial para o crescimento geral das vendas do comércio varejista no estado, que teve uma alta de 0,3% no mês.
De acordo com a Future Tank, consultoria econômica da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), no acumulado de janeiro a julho, as vendas dos supermercados fluminenses cresceram 5,3%, também em termos reais. Esse crescimento foi observado sobre uma base elevada, já que o setor também apresentou forte alta no mesmo período de 2023, com um aumento de 4,0%.
Setor em alta impulsiona economia local
Para Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, o crescimento das vendas reflete o momento positivo da economia no estado. “O setor de supermercados no Rio de Janeiro vem mostrando um desempenho sólido há mais de um ano, frequentemente superando a média nacional. Isso tem sido um fator decisivo para o crescimento do varejo fluminense como um todo, que acumula uma alta de 1,9% neste ano”, destacou Queiróz.
Crescimento nacional e comparação entre estados
No cenário nacional, as vendas dos supermercados também apresentaram um forte crescimento em julho, com um aumento de 6,2%. Entre as 12 unidades da federação pesquisadas, 11 registraram resultados positivos. A única exceção foi o Espírito Santo, que apresentou uma queda de 2,6% nas vendas. O estado do Rio de Janeiro ocupou a nona posição no ranking, com um crescimento abaixo da média nacional.