A Supervia realiza uma campanha de conscientização para tentar reduzir o risco de acidentes em passagens de nível. A ação é direcionada à Baixada Fluminense e toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde os acidentes são recorrentes. As primeiras atividades foram realizadas em Duque de Caxias e em Magé.
Por seus 270 quilômetros de malha ferroviária, a concessionária conta com 36 travessias, entre os trilhos e o asfalto. No mês de outubro, a companhia distribuiu panfletos e colocou carros de som em locais estratégicos de travessia, como trilhos, ruas, rodovias, estações de trem e em algumas praças.
A ação do Supervia aconteceu em locais que atendem a pontos dos ramais Saracuruna, Belford Roxo e Japeri. Extensões da Vila Inhomirim, Guapimirim e Paracambi também foram contempladas.
Esta é a 13ª edição da campanha de segurança nas passagens em nível, cujo objetivo é conscientizar a população e os motoristas sobre os riscos de desrespeitar a sinalização ferroviária.
As passagens regulares da Supervia são sinalizadas em conformidade com as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Uma das exigências da Associação é a instalação da cruz de Santo André. Sem sinalização, a passagem em nível é considerada irregular.