A pedido de lideranças da Comunidade do Vidigal, localizada no Leblon, estive nesta semana, com o diretor da Associação de Moradores local, Adalberto Ferreira, na Secretaria Municipal de Saúde, para solicitar ao secretário Daniel Soranz, a implantação de um Centro Municipal de Saúde (CMS) que possa atender a demanda dos moradores da região, onde atualmente habita cerca de 20 mil moradores (IBGE – 2020).
A comunidade conta com apenas uma unidade de Saúde, fundada em 1980, na época instalada nos fundos da Associação de Moradores, quando possuía menos da metade do número de residentes atuais. A infraestrutura é precária e a localização é de difícil acesso para as ambulâncias. De acordo com os moradores, a situação se agravou ainda mais com a pandemia da Covid.
Em março deste ano, o Morro do Vidigal recebeu uma força-tarefa para ordenamento urbano. A ação foi um pequeno passo para uma região dotada de uma vista de causar inveja em qualquer turista, que carece de atenção do poder público. Aliás, o turismo no Vidigal já faz parte do roteiro principal de quem quer fazer um tour pela Cidade Maravilhosa!