Devido às obras no Aeroporto Santos Dummont, que mudou vários voos para o Galeão, a Prefeitura autorizou, temporariamente, a partir de hoje, 27/8, que os táxis trafeguem em parte do corredor BRT Transcarioca, que dá acesso ao Aeroporto Galeão.
De acordo com a publicação, os táxis, tripulados ou não, podem circular no Viaduto de acesso ao corredor BRT Transcarioca (Bonsucesso); na rotatória da Avenida dos Campeões; no Arco Estaiado Prefeito Pedro Ernesto; na Avenida Brigadeiro Trompowsky; na Ponte Estaiada do Galeão; e na Avenida Vinte de Janeiro (faixa à esquerda destinada ao transporte coletivo).
Ao transitar nas vias autorizadas, os táxis não poderão exceder a velocidade de 40 km/h, com exceção da Avenida Vinte de Janeiro, onde a velocidade máxima deverá ser de 60 km/h.
Proibição para embarque e desembarque
Os taxistas estão proibidos de realizar embarque e desembarque ao longo das vias citadas. Em caso de descumprimento de qualquer item desta resolução, o taxista estará sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, além das normas expedidas pela SMTR.
A medida já está em vigor e é válida para todos os dias e horários, independente de fins de semana e feriados, até a conclusão das obras no Aeroporto Santos Dumont, prevista para o dia 21 de setembro.
A medida foi implantada nesta segunda (2608), representando uma antecipação dos efeitos da publicação de hoje no Diário Oficial. Vale ressaltar que o cumprimento da medida por parte do consórcio BRT não está condicionado ao recebimento de ofício, visto que o meio de publicização oficial dos atos da Administração Pública, concedendo-lhe eficácia e validade, é o Diário Oficial do Município.
SMTR aplica 74 multas durante ação no Galeão
Em atuação nas proximidades do Aeroporto do Galeão nesta segunda-feira (26), a SMTR aplicou 74 multas a motoristas de carros particulares e a taxistas por irregularidades cometidas no local, como dirigir sem cinto de segurança e falando ao celular; estacionamento irregular; má conservação do veículo; e transporte irregular de passageiros. Doze multas foram emitidas a motoristas de carros particulares por trafegar na calha do BRT sem autorização.
A equipe ainda flagrou duas vans irregulares realizando transporte por fretamento. Os veículos foram rebocados.