O Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, Zona Norte do Rio de Janeiro, foi reinaugurado após oito meses de obras. O local, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), completa 70 anos de existência em 2024.
A cerimônia de reinauguração aconteceu na última segunda-feira (26/08), contando com show do sambista Leandro Sapucahy. Nomes como Daniele Barros, secretária de Cultura e Economia Criativa do RJ, e Jackson Emerick, presidente da Fundação de Artes do Estado (Funarj), estiveram presentes.
Revitalizado pelo Governo do RJ, o teatro passa a ter agora rampas de acesso e banheiros para pessoas com deficiência. Paralelamente, as partes hidráulica e elétrica foram renovadas, além de haver um acervo com livros e móveis que buscam preservar a história do espaço.
”Que as pessoas entrem aqui e fiquem o dia inteiro, fazendo cursos. Que possam se apropriar desse espaço que é tão importante para Marechal Hermes e a cultura. Que o teatro seja a casa dessas pessoas e que conheçam a história dele, por onde já passaram grandes estrelas da nossa cultura”, disse Thaís Aquino, diretora do teatro.