Temperatura pode chegar a zero grau no Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional de Itatiaia, na segunda-feira

Apesar da temperatura baixa, as condições não são propícias para que haja neve, fenômeno que já ocorreu no local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/parquedoitatiaia.tur.br

Na próxima segunda-feira (22/05), o frio pode chegar a zero grau no Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros de altitude, no Parque Nacional de Itatiaia, Sul Fluminense. A previsão é de sol encoberto por nuvens, com umidade do ar em 80%. Essas são condições indicam que não há probabilidade de neve, fenômeno que já ocorreu no local.

O Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do Parque Nacional de Itatiaia, a área de preservação mais antiga do Brasil. A montanha, que integra a Serra da Mantiqueira, é a mais alta do Estado do Rio e a quinta do país, situando-se entre os municípios fluminenses de Itatiaia e Resende, na divisa com o município mineiro de Bocaina de Minas.

Nos últimos dias, em locais de maior altitude estado a temperatura caiu a ponto de ter feito quase 7ºC negativos. A mínima registrada nesta quinta-feira (18/05) na estação meteorológica do Parque Nacional de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, no estado do Rio, foi de 6,9ºC abaixo de zero. Não muito longe dali, a mínima no município mineiro de Delfim Moreira foi de 5,2ºC abaixo de zero. Outras estações na região também indicaram mínimas baixas na Serra do Mar, cadeia montanhosa no Rio de Janeiro, onde a temperatura desceu a 6,5ºC no Pico do Couto.

Segundo o Metsul, apesar de não haver uma massa de ar frio de forte intensidade atuando no Sudeste do Brasil, a atmosfera está seca demais. O ar extremamente seco com tempo muito aberto proporciona que esfrie ainda mais, como em desertos que são frios à noite e quentes durante o dia. Por isso, nestas localidades com frio extremo na madrugada, as tardes são bastante amenas e agradáveis.

Advertisement

Leia também

MP é acionado para investigar manifestantes que declaram apoio ao Hamas na frente da Câmara do Rio

Deputados propõem destinar R$15 milhões da Alerj para 10 municípios afetados por chuvas no RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Temperatura pode chegar a zero grau no Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional de Itatiaia, na segunda-feira

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui