Theatro Municipal do Rio de Janeiro estreia ópera Rusalka de Antonín Dvo?ák em novembro

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Licio Bruno( Vodnik) e as ninfas

A renomada ópera Rusalka, de Antonín Dvo?ák, será apresentada pela primeira vez no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, trazendo ao público carioca a clássica história de amor e tragédia inspirada nas lendas eslavas. A estreia está marcada para o dia 14 de novembro, com apresentações também nos dias 16, 22 e 24, e uma sessão especial do Projeto Escola no dia 13 de novembro, às 14h. Com direção cênica de André Heller-Lopes e direção musical do maestro Luiz Fernando Malheiro, Rusalka promete ser uma experiência única, combinando um repertório orquestral impressionante com uma produção cênica grandiosa.

Uma produção internacional e um elenco de peso

A montagem de Rusalka é uma coprodução entre o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Auditório de Tenerife, na Espanha, onde a ópera esteve em cartaz em março deste ano. Com patrocínio da Petrobras, a produção conta com um elenco renomado que inclui Ludmila Bauerfeldt e Paolla Soneghetti no papel de Rusalka, Giovanni Tristacci como Príncipe, Eliane Coelho e Tati Helene como Princesa Estrangeira, e Denise de Freitas e Fernanda Schleder alternando no papel da bruxa Jezibaba.

A presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino, celebra a chegada da ópera ao palco carioca: “Trazer a ópera Rusalka ao Municipal nos enche de alegria. Esperamos que o público lote a casa e saia encantado com a apresentação do Coro e Orquestra Sinfônica.”

Eric Herrero, Diretor Artístico do Theatro, destaca a qualidade do elenco e o retorno de Malheiro à regência após o sucesso de La Traviata. “Rusalka chega com elencos repletos de estrelas e conta ainda com alguns dos melhores artistas da casa. Realmente, é imperdível essa linda produção!”

A história de Rusalka: lendas e mistério

Baseada em contos tradicionais, Rusalka conta a história de uma ninfa aquática apaixonada por um Príncipe humano. Na tentativa de conquistar seu amor, Rusalka pede a uma bruxa que a transforme em humana, com a condição de permanecer muda e, caso retorne ao seu mundo, ser amaldiçoada a matar o amado. Dividida em três atos, a ópera explora temas como sacrifício, amor e traição, culminando em um trágico desfecho que reflete a dureza e a beleza do folclore eslavo.

  • Primeiro Ato: No bosque, Rusalka expressa seu amor por um jovem nadador (o Príncipe) e decide se tornar humana, apesar das advertências do Senhor das Águas. A bruxa Jezibaba concede-lhe uma poção, mas com severas condições.
  • Segundo Ato: No castelo, enquanto se preparam para o casamento de Rusalka e o Príncipe, a chegada de uma Princesa rival e o crescente desinteresse do Príncipe expõem o amor frágil e amaldiçoado de Rusalka.
  • Terceiro Ato: Desolada, Rusalka retorna ao lago, recusando-se a matar o Príncipe para quebrar a maldição. Em uma cena final comovente, o Príncipe, arrependido, busca o perdão de Rusalka, morrendo em seus braços após um beijo mortal.

A magia da produção: cenários e música

Para dar vida ao universo místico de Rusalka, o diretor cênico André Heller-Lopes une elementos visuais contemporâneos e tradicionais, explorando simbolismos que conectam a lenda à realidade moderna. “Encenar Rusalka em 2024 é como abrir uma passagem mística entre o mundo atual e uma esperança mágica. Esse clássico ganha um sabor especial no palco do Theatro Municipal,” explica Heller-Lopes.

O cenário, assinado por Renato Theobaldo, e a iluminação de Gonzalo Córdoba colaboram para transportar o público ao mundo etéreo das ninfas e ao trágico ambiente da floresta e do castelo. Com figurinos de Marcelo Marques e a concepção musical de Luiz Fernando Malheiro, a produção combina toques visuais e sonoros para criar uma atmosfera envolvente.

Solistas:

  • Ludmila Bauerfeldt (dias 14, 16 e 24) e Paolla Soneghetti (dias 13 e 22) – Rusalka
  • Giovanni Tristacci – Príncipe
  • Eliane Coelho ((dias 14, 16 e 24) e Tati Helene (dias 13 e 22) – Princesa Estrangeira
  • Denise de Freitas (14, 16, 22 e 24) /Fernanda Schleder (dia 13) – Jezibaba
  • Licio Bruno (14, 16 e 24) e Murilo Neves (dias 13 e 22) – Vodnik
  • Carolina Morel, Mariana Gomes e Lara Cavalcanti – Três Ninfas
  • Geilson Santos – Va?ku
  • Hebert Campos – Já?ku

Ficha Técnica:

  • Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
  • Cenografia: Renato Theobaldo
  • Iluminação: Gonzalo Córdoba
  • Figurinos: Marcelo Marques
  • Concepção e Direção Cênica: André Heller- Lopes
  • Direção Musical e Regência: Luiz Fernando Malheiro
  • Direção Artística TMRJ: Eric Herrero

Detalhes da temporada

  • Datas:
    • Estreia: 14 de novembro (quinta) às 19h
    • Outras apresentações: 16/11 (sábado) e 22/11 (sexta) às 19h, e 24/11 (domingo) às 17h
    • Projeto Escola: 13 de novembro (quarta) às 14h
  • Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano, s/n°, Centro
  • Duração: 2h30, com intervalo
  • Classificação etária: 12 anos

Ingressos e informações adicionais

Os ingressos para Rusalka estão à venda no site oficial do Theatro Municipal (www.theatromunicipal.rj.gov.br) e na bilheteria a partir de 5 de novembro, às 14h. Os preços variam por setor:

  • Frisas e Camarotes – R$ 90,00 (ingresso individual)
  • Plateia e Balcão Nobre – R$ 80,00
  • Balcão Superior e Lateral – R$ 50,00
  • Galeria Central e Lateral – R$ 20,00

Palestra pré-espetáculo

Para enriquecer a experiência, o Theatro Municipal oferece uma palestra gratuita no Salão Assyrio uma hora antes do início de cada apresentação. A palestra abordará os temas da ópera, oferecendo ao público uma introdução à obra e ao contexto cultural de Rusalka.

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