O que podemos esperar de Tite no Flamengo? A chegada do técnico é considerada como um marco importante na história do time. A torcida, como não poderia ser diferente, está ansiosa para ver como a liderança vai impactar no desempenho do Rubro-Negro.
Mesmo que você não seja torcedor do clube, é interessante acompanhar esse momento importante, seja para estar a par do que acontece no futebol para conversar com os amigos ou para ter bons palpites em uma aposta esportiva — se gostar desse tipo de entretenimento.
Por este motivo, neste texto mostraremos as expectativas em relação ao trabalho do treinador no time, assim como o retrospecto da sua carreira e as projeções para o Flamengo na próxima temporada. Acompanhe!
Expectativas sobre o Tite no Flamengo
No dia 09 de outubro de 2023, o Flamengo anunciou a contratação de Tite. Ele, que anteriormente comandava a seleção brasileira, assinou contrato com o clube até dezembro de 2024 e chegou para assumir a equipe na reta final do Brasileirão e em toda a temporada do próximo ano.
Tite é um treinador com vasta experiência e um currículo extenso e cheio de vitórias. O treinador chega ao Flamengo com a missão de resgatar o bom futebol do elenco atual.
A metodologia de trabalho de Tite é conhecida por focar na disciplina e na organização tática, além do desenvolvimento técnico dos jogadores. Por esse motivo, existe uma expectativa de mudanças significativas na maneira como o Flamengo joga.
Muito além da sua influência dentro de campo, o treinador terá um papel muito importante na decisão sobre a permanência — ou a saída — dos jogadores da equipe atual. Isso porque como existem vínculos contratuais próximos do fim, algumas decisões precisarão ser tomadas e Tite será o principal responsável por elas.
Uma vantagem da chegada de Tite no Flamengo é o tempo que ele terá para conhecer toda a equipe e, a partir das mudanças necessárias, implementar a sua conhecida metodologia de trabalho. Com a pausa para os compromissos da Data-FIFA, o Rubro-Negro conta com alguns dias livres antes de voltar a atuar na temporada — o que permitirá que o treinador prepare o time da melhor maneira possível.
Retrospecto de Tite como treinador
Logo que se aposentou como jogador, Tite começou a investir em conhecimento para se tornar um treinador profissional. Se formou em educação física pela PUC-Campinas e no começo da década de 1990 treinou a sua primeira equipe: o Guarany de Garibaldi.
Depois dessa experiência, assumiu outros times de menor porte do Rio Grande do Sul. Foi no comando do Venápolis em 1993 que ganhou o primeiro título da sua carreira, com a conquista da segunda divisão gaúcha.
O treinador começou a ganhar visibilidade quando assumiu o Caxias no ano de 2000. O time fez uma campanha extraordinária no Campeonato Gaúcho e chegou a superar o Grêmio de Ronaldinho Gaúcho.
Por ter se tornado uma “sensação”, no ano seguinte foi contratado pelo próprio Grêmio e se consagrou como campeão gaúcho pelo segundo ano consecutivo. Também nesse ano conquistou a taça da Copa do Brasil e permaneceu no comando do Tricolor Gaúcho até 2003.
Logo depois de uma passagem de dois anos pelo São Caetano, time paulista, Tite passou a treinar um dos maiores times do Brasil: o Corinthians. Apesar da situação desfavorável do Timão — que lutava contra o rebaixamento na época —, o treinador levou a equipe ao quinto lugar no Brasileiro.
Depois de passagens não tão marcantes no Atlético-MG em 2005 e no Palmeiras em 2006, Tite deu um tempo do trabalho no Brasil e em 2007 assinou com o Al-Ain. De volta ao território brasileiro, em 2008 treinou o Internacional, mas foi demitido em 2009 e voltou para os Emirados Árabes em 2010 para treinar o Al-Wahda.
Em 2016, foi anunciado como novo treinador da seleção brasileira. Conquistou uma série de vitórias e reergueu a moral do time. Permaneceu na posição até 2023, quando foi contratado para assumir o Flamengo.
Projeções para o Flamengo na próxima temporada
A temporada de 2024 promete ser de muitas mudanças dentro do Flamengo. O time é conhecido por investir em grandes contratações e por montar equipes competitivas e, com a possível saída de jogadores importantes na zaga, como Léo Pereira de Fabrício Bruno, o Rubro-Negro já está se adiantando para tentar contratar jogadores que possam suprir a ausência dos atletas.
O zagueiro Léo Ortiz, do Red Bull Bragantino, recebeu o aval de Tite para ser monitorado pelo clube carioca. Essa possível contratação representaria um grande reforço para a equipe, que busca manter o seu alto nível de competitividade.
Como você pôde perceber, as expectativas para o trabalho de Tite no Flamengo estão muito altas. Se você gosta de apostas em esportes como uma forma de entretenimento, vai ter uma boa temporada pela frente!