![O juiz José Guilherme Vasi Werner, o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; a desembargadora Maria Helena Pinto Machado, a juíza auxiliar da Corregedoria Simone de Araújo Rolim e a juíza auxiliar da Presidência Renata Guarino Martins descerraram a placa de inauguração do III Juizado Especial Cível (JEC) da Regional da Barra da Tijuca](https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2025/01/unnamed-1-9-696x464.jpg)
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) inaugurou, nesta terça-feira (28/01), o III Juizado Especial Cível (JEC) da Regional da Barra da Tijuca, com o objetivo de atender ao aumento expressivo de processos na região, que segue em plena expansão populacional.
O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, destacou a necessidade da criação do novo juizado para garantir mais eficiência no atendimento à população local.
“Os Juizados Especiais Cíveis da Barra da Tijuca estavam com um enorme volume de trabalho, e havia a necessidade da criação de um novo JEC para absorver a crescente demanda judicial. Nosso objetivo é trazer mais eficiência e agilidade para a população. Para mim, é uma satisfação inaugurar essa vara tão necessária no final do meu mandato”, afirmou o presidente do tribunal.
Aumento da demanda e criação do novo juizado
A desembargadora Maria Helena Pinto Machado, presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes), ressaltou que a necessidade do novo juizado foi identificada pelo crescimento expressivo do número de ações na Barra da Tijuca, especialmente após a criação do bairro Barra Olímpica.
“Observamos os números de ações novas que ingressam mensalmente e percebemos que a Barra da Tijuca teve um aumento significativo. A criação do bairro Barra Olímpica também trouxe mais demandas para o Juizado Especial da região”, explicou a desembargadora.
Impacto positivo no Fórum da Barra
O juiz José Guilherme Vasi Werner, diretor do Fórum Regional da Barra da Tijuca, celebrou a inauguração da nova unidade, destacando que os processos já começaram a ser distribuídos para o III JEC.
“Tínhamos mais de 1.200 processos por mês para cada um dos dois juizados existentes, quando o número considerado razoável seria 700. O Tribunal de Justiça, junto à Cojes e à Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), teve a visão de reconhecer essa necessidade e dividir melhor o trabalho aqui no Fórum da Barra”, pontuou o juiz, que é titular do II JEC desde 2011 e foi designado para acumular a nova vara.
Cerimônia de inauguração
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades do Judiciário, incluindo:
- Renata Guarino, juíza auxiliar da Presidência do TJRJ
- Simone de Araújo Rolim, juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça
- Os juízes Arthur Eduardo Magalhães Ferreira, Bianca Nigri, Luiz Felipe Negrão, Paulo Feijó, Flávio Pimentel, Marcello Nobre, Milton Delgado Soares (Amaerj), Adriana Ancelin, Isabela Lobão e Marcelo Marinho, além de membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, advogados e servidores.