Depois de passar por uma seca de títulos em sua história, nas décadas de 70 e boa parte dos 80, o Botafogo foi um dos times protagonistas do futebol brasileiro, na primeira metade da década de 90. Nesse período, o Clube da Estrela Solitária conquistou a Copa Conmebol, o Campeonato Brasileiro e o Torneio Eduardo Paes. Isso mesmo, o Glorioso levantou, em 1993, uma taça que levava o nome do atual prefeito do Rio de Janeiro.
Tudo começou quando César Maia, então prefeito do Rio em 1993, nomeou um jovem de 24 anos para ser o Subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital fluminense. O nome do prefeito? Um novato da política chamado Eduardo Paes. Um ano depois, em 1994, Paes ganhou um campeonato de futebol amistoso (algo muito comum antigamente) realizado na sua jurisdição e batizado com o seu nome: Torneio Internacional Eduardo Paes.
O torneio foi promovido no mês de julho, e como indica seu nome, contava com três equipes: Botafogo, Barra da Tijuca e União da Ilha da Madeira de Portugal. O técnico do time português, aliás, era o brasileiro Ernesto Paulo, que comandou a Seleção Brasileira por um jogo, contra o País de Gales, em 1991.
As partidas do certame foram sediadas no Patt Center, o estádio do Barra da Tijuca, time formado por empresários, ainda em seu começo, que realizou os jogos em seu complexo, com capacidade para 25 mil torcedores, e que ficava localizado em plena Avenida das Américas.
O destaque da equipe era Tuca, irmão mais novo do atacante Bebeto, tetracampeão naquele mesmo ano. Naquela época, Tuca era um dos atletas mais bem pagos do elenco, ganhando “exorbitantes” R$ 194,37 por mês. No torneio, o Barra da Tijuca venceu o União da Ilha da Madeira por 3×0, mas perdeu para o Botafogo por 1×0. O Fogão também venceu o time português pelo placar mínimo e se sagrou campeão.
Triangular Internacional Eduardo Paes – 1994
23/07 – Barra da Tijuca (BRA) 3 X 0 União da Ilha da Madeira (POR)
31/07 – Botafogo (BRA) 1 x 0 Barra da Tijuca (BRA)
02/08 – União da Ilha da Madeira (POR) 0 x 1 Botafogo (BRA)
Colocação:
1º Botafogo (campeão) – 6 PG
2º Barra da Tijuca – 3 PG
3º União da Ilha da Madeira – 0 PG
A história do título botafoguense com o nome de Eduardo Paes foi recentemente relembrada pelo jornalista Andrey Raychtock em suas redes sociais:
Confira
Com 120 anos completados na última segunda-feira (12/08), o Botafogo virou SAF, que foi adquirido pelo bilionário norte-americano John Textor. O clube vive uma realidade totalmente diferente dos últimos anos, quando amargou quedas para a segunda divisão do futebol brasileiro. Atualmente, o time carioca recebe uma série de investimentos e briga pelos principais títulos nacionais e sul-americanos. A equipe comandada pelo treinador português Arthur Jorge tem brigado na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro e nas fases de mata- mata da Copa Libertadores.