Torneio Eduardo Paes? Há 30 anos, Botafogo conquistava campeonato com nome do atual prefeito do Rio

Competição foi realizada nos anos 90, quando Paes ainda era um mero novato na política carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Wilson Gottardo levanta o trofèu do Torneio Internacional Eduardo Paes (Foto: Reprodução)

Depois de passar por uma seca de títulos em sua história, nas décadas de 70 e boa parte dos 80, o Botafogo foi um dos times protagonistas do futebol brasileiro, na primeira metade da década de 90. Nesse período, o Clube da Estrela Solitária conquistou a Copa Conmebol, o Campeonato Brasileiro e o Torneio Eduardo Paes. Isso mesmo, o Glorioso levantou, em 1993, uma taça que levava o nome do atual prefeito do Rio de Janeiro.

Tudo começou quando César Maia, então prefeito do Rio em 1993, nomeou um jovem de 24 anos para ser o Subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital fluminense. O nome do prefeito? Um novato da política chamado Eduardo Paes. Um ano depois, em 1994, Paes ganhou um campeonato de futebol amistoso (algo muito comum antigamente) realizado na sua jurisdição e batizado com o seu nome: Torneio Internacional Eduardo Paes.

O torneio foi promovido no mês de julho, e como indica seu nome, contava com três equipes: Botafogo, Barra da Tijuca e União da Ilha da Madeira de Portugal. O técnico do time português, aliás, era o brasileiro Ernesto Paulo, que comandou a Seleção Brasileira por um jogo, contra o País de Gales, em 1991.

As partidas do certame foram sediadas no Patt Center, o estádio do Barra da Tijuca, time formado por empresários, ainda em seu começo, que realizou os jogos em seu complexo, com capacidade para 25 mil torcedores, e que ficava localizado em plena Avenida das Américas.

O destaque da equipe era Tuca, irmão mais novo do atacante Bebeto, tetracampeão naquele mesmo ano. Naquela época, Tuca era um dos atletas mais bem pagos do elenco, ganhando “exorbitantes” R$ 194,37 por mês. No torneio, o Barra da Tijuca venceu o União da Ilha da Madeira por 3×0, mas perdeu para o Botafogo por 1×0. O Fogão também venceu o time português pelo placar mínimo e se sagrou campeão. 

Triangular Internacional Eduardo Paes – 1994

23/07 – Barra da Tijuca (BRA) 3 X 0 União da Ilha da Madeira (POR)
31/07 – Botafogo (BRA) 1 x 0 Barra da Tijuca (BRA)
02/08 – União da Ilha da Madeira (POR) 0 x 1 Botafogo (BRA)

Colocação:

1º Botafogo (campeão) – 6 PG
2º Barra da Tijuca – 3 PG
3º União da Ilha da Madeira – 0 PG

A história do título botafoguense com o nome de Eduardo Paes foi recentemente relembrada pelo jornalista Andrey Raychtock em suas redes sociais:

Confira

Com 120 anos completados na última segunda-feira (12/08), o Botafogo virou SAF, que foi adquirido pelo bilionário norte-americano John Textor. O clube vive uma realidade totalmente diferente dos últimos anos, quando amargou quedas para a segunda divisão do futebol brasileiro. Atualmente, o time carioca recebe uma série de investimentos e briga pelos principais títulos nacionais e sul-americanos. A equipe comandada pelo treinador português Arthur Jorge tem brigado na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro e nas fases de mata- mata da Copa Libertadores.   

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Torneio Eduardo Paes? Há 30 anos, Botafogo conquistava campeonato com nome do atual prefeito do Rio
lapa dos mercadores 2024 Torneio Eduardo Paes? Há 30 anos, Botafogo conquistava campeonato com nome do atual prefeito do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui