Tradicional Fábrica de Sabão Português na Av. Brasil pode virar supermercado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em 1938 começou a funcionar em Benfica a União Fabril Exportadora (UFE) – Fábrica Sabão Português, no local onde 8 anos depois começaria a passar a Avenida Brasil. Mas a história do  “Sabão Portuguez”, começou alguns anos antes, em 1926 quando o Sr. Carlos Pereira, que chegou ao país como milhares de conterrâneos seus e associou-se ao Sr. Diogo Silva, que já tinha uma fabrica de sabão com capacidade razoável de produção.

Fábrica de Sabão Português na Av. Brasil

Sr. Carlos Pereira e o Sr. Diogo Silva selaram de vez a parceria e fundaram em 1926 a firma Silva Pereira & Almeida, com sede na Rua São Luiz Gonzaga n° 99, que logo ficou conhecida como União Fabril Exportadora, seu nome fantasia.

Em 1934, um outro comerciante português agregou mais forças. Em 1922 João Gomes Lobarinhas abriu um pequeno estabelecimento comercial que fornecia matérias primas para a indústria saboeira a “J. Gomes Lobarinhas & CIA”, dele com seu irmão Ilídio, se tornou importante fornecedora da UFE. Em 1935, sérias divergências entre os sócios da empresa refletiram nos negócios e o Sr. João Lobarinhas, seu maior credor, assumiu a direção da própria.

Advertisement

Sabão Portuguez

Em 1938 a fabrica se transferiu para onde veria o fim de seus dias, a Rua da Alegria, antes mesmo da abertura da Avenida Brasil, sua atual localização. Com o término de algumas empresas na década de 90 a UFE tornou-se a mais antiga fábrica de sabão do Brasil.

5793687362076672

Mas a UFE acabou sendo vendida para o grupo Gtex, um conglomerado de marcas de produtos de limpeza. Entretanto o prédio na Av. Brasil continuou com a família dos antigos donos,

Um incêndio, já em 2012, atingiu a fábrica que já estava desativada há mais de um ano, destruindo uma torre de resfriamento, feita de fibra de vidro. Mas não provocou grandes danos ao imóvel, tendo sido controlado em apenas 20 minutos. Na época a Prefeitura do Rio chegou a cogitar em 2012 ser uma nova Cidade do Samba, para os grupos de Acesso e Mirim,

Duas Cadeias de Supermercados estão interessadas no local

União Fabril Exportador

Com um terreno enorme, são 10.000 m², 27.000 m² de construção e 150 metros só de frente, em um dos melhores pontos da Av. Brasil, o portentoso imóvel chama a atenção de várias empresas que cogitam se instalar em Benfica. O imóvel agora foi entregue pela família proprietária, com exclusividade, à tradicional Sergio Castro Imóveis, maior consultoria de imóveis comerciais da cidade, a quem caberá captar propostas e buscar investidores interessados em comprar a velha fábrica.

E, pelos boatos que correm, o espaço está no momento sendo cobiçado por duas cadeias de supermercados populares, não só varejistas mas também atacadistas. Mas não estão descartadas as opções de no local passar a funcionar um shopping popular ou outros negócios.

Prédio do Sabão português

De acordo com Claudio André de Castro, diretor da Sergio Castro Imóveis, “A revitalização da Avenida Brasil é cada vez mais uma maior tendência. E aquele pedaço, de Benfica, é o mais procurado. Estamos trabalhando há pouco tempo, e já estamos atendendo diversos interessados. Talvez ainda este semestre tenhamos novidades boas pra população de Benfica e arredores”.

Perguntado pelo Diário do Rio, Castro não quis confirmar o interesses das redes de supermercado ou de outras empresas. Mas fica nossa torcida para que vá para o local hoje abandonado uma bela empresa que dê emprego aos moradores da região e que volte a dar vida à Avenida Brasil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tradicional Fábrica de Sabão Português na Av. Brasil pode virar supermercado
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui