Um dos mais conhecidos polos de exposição e venda de artesanato, roupas, sebos e antiguidades na capital fluminense, a tradicional Feira Rio Antigo, que acontece na Rua do Lavradio, na região central da cidade, voltará a ser realizada neste sábado (03/10), das 10h às 18h, após cerca de 6 meses de ausência.
Seguindo um rigoroso protocolo de segurança, a feira terá distanciamento entre barracas e nas calçadas dos bares e todos os expositores e clientes são obrigados a usar máscaras de proteção. Além disso, totens de álcool gel estarão à disposição.
As medidas sanitárias para a reabertura do espaço foram definidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), uma iniciativa do Polo Novo Rio Antigo, que faz parte do programa Polos do Rio, da SMDEI, política pública municipal para o desenvolvimento dos bairros cariocas.
Numa reunião entre o subsecretário de Desenvolvimento, Edu Nascimento, o coordenador de feiras, Rogério Bastos e Plínio Fróes, diretor da Associação Polo Novo Rio Antigo, ficou decidio que o total de expositores da feira mensal será dividido pelo sábado de cada final de semana.
Além disso, os expositores terão que respeitar, rigorosamente, as Regras de Ouro da Prefeitura, de prevenção ao Coronavírus, como o distanciamento entre as barracas, o uso de máscaras pelos expositores e o álcool em gel em todas as barracas.
O retorno da feira, também, levará novas iniciativas da subsecretária de Desenvolvimento no local.
“Nossas equipes vão realizar ações de parceria para inclusão do Empreendorismo Social Carioca e a articulação de levantamento de dados sobre o ecossistema produtivo dos empreendores da Feira do Lavradio“, conta Edu Nascimento.
“Com mais de 20 anos de história, um dos eventos mais prestigiados da cidade estará de volta neste sábado, a partir de 10h, respeitando todos os protocolos de prevenção. É mais uma conquista na retomada das atividades nesses tempos de pandemia“, comemora o coordenador Rogério Bastos.
Regras para todos
Os bares e restaurantes da Rua do Lavradio, também, deverão obedecer todas as Regras de Ouro, para evitar aglomerações.
Quem irá expor no dia 3 de outubro?
Para atender o número permitido de expositores por feira, nesta data estarão autorizados apenas os expositores das 1ª e da 3ª quadras da Rua do Lavradio, que ficam entre a Rua Visconde do Rio Branco e Rua do Senado e entre a Av. Chile e Rua do Resende.
Os Expositores da Praça Emilinha Borba não estão autorizados a expor no dia 3 de Outubro.
Como será?
As barracas serão distribuídas ao longo de toda a Rua do Lavradio, com espaçamento entre uma e outra, o que irá alterar as antigas localizações das barracas.
Como é a Feira do Lavradio?
A Feira Rio Antigo, há mais de 22 anos, é um evento turístico/cultural tradicional da Rua do Lavradio, prima pela requalificação sócio/cultural do Rio Antigo, organizado pela Associação Polo Novo Rio Antigo, e tem a brasilidade como sua principal característica.
Ela se firmou no cenário cultural da cidade, encantando os visitantes com um belo passeio ao passado. A Rua do Lavradio, a primeira rua residencial da cidade, aberta em 1771 pelo Vice-Rei Marquês do Lavradio, abraça este evento que sempre aconteceu todo primeiro sábado do mês.
O evento ganha um clima especial com a exposição dos lojistas, antiquários, expositores e dos bares e restaurantes locais, que colocam mesas e cadeiras ao ar livre criando um clima de festa, porém, em tempo de pandemia todos estarão obedecendo as Regras de Ouro da Prefeitura do Rio.
SERVIÇO
Feira Rio Antigo
- Data: 03 de outubro de 2020 (sábado)
- Horário: 10h às 18h
- Local: Rua do Lavradio – Lapa – Centro – Rio de Janeiro/RJ
- Entrada: Gratuita
[…] operação aconteceu em 2 pontos da Lapa. Na Rua do Lavradio – que voltará a receber sua famosa feira no próximo sábado (03/10) -, entre as ruas do Riachuelo e a Visconde do Rio Branco, foram 47 ralos vistoriados. Um deles, em […]