Recentemente o Instituto Rio21 divulgou os resultados iniciais da 5ª edição da pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro, realizada em parceria com o Diário do Rio. A pesquisa contou com a participação de vários cariocas e, dessa vez, trazemos um mapeamento geral da avaliação das principais áreas de atuação da Prefeitura.
As avaliações positivas (Ótima/Boa) das áreas da Prefeitura caíram bastante entre agosto de 2021 e março de 2022. Mais recentemente as avaliações positivas vêm retomando o fôlego, em especial entre julho e novembro deste ano, com aumento em todas as áreas de atuação.
A gestão da saúde é a melhor avaliada em toda a série histórica, enquanto a avaliação positiva sempre foi muito baixa no tema transportes. Na edição da pesquisa de novembro de 2022, a Saúde manteve o primeiro lugar, com 29,7%, seguida de Conservação (28,1%), Educação (27,2%), Preservação ambiental (25,1%), Assistência Social (19,3%) e finalmente os Transportes (14,1%).
É possível notar algumas diferenças nas avaliações dos cariocas de acordo com a região da cidade onde moram. Por exemplo, apesar de o percentual de avaliações Ótima/Boa ter chegado a 29,7% no quadro geral, os cariocas que moram no Centro avaliam melhor a gestão da Saúde (38,5%).
Já a Educação é melhor avaliada na Zona Norte e os cariocas da Zona Oeste avaliam melhor a área de Conservação Urbana e Patrimonial. A área mais bem avaliada na Zona Sul, por sua vez, é a Preservação Ambiental.
No caso das avaliações negativas, a gestão dos Transportes é a que mais se destaca em todas as zonas da cidade. Em todas as regiões, mais de 60% dos moradores avaliam a gestão dessa área como Ruim / Péssima.
Nos próximos dias, apresentaremos análises mais detalhadas de cada área de atuação da Prefeitura. Essas informações são fundamentais para que a Prefeitura possa melhorar sua atuação nas áreas mais mal avaliadas pelos cidadãos cariocas, sobretudo nos transportes.
na vdd nenhuma dessas áreas de fato melhoraram… há muito a ser feito ainda… saúde está longe da ideal…