Uerj busca voluntários para tratamento de perda de olfato e paladar após a Covid-19

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro faz uma busca de voluntários que tenham parado de sentir cheiro e gosto depois de ter tido a doença

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj) está participando de um estudo clínico que reúne instituições de todo o país, em busca de um novo tratamento para pessoas que tiveram Covid-19 e sofreram a perda do olfato e do paladar. O centro é o único do Rio de Janeiro envolvido no trabalho capitaneado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Os pesquisadores estão em busca de pessoas que tenham perdido o olfato há pelo menos três meses e não tenham apresentado melhora após tratamento com corticoide. Os participantes passarão por três consultas nas quais serão avaliados o olfato e a resposta ao tratamento proposto. Todos os custos de medicamento e testes serão cobertos pela pesquisa.

“Nós vamos fazer um teste de olfato, mesmo nos pacientes que já tenham feito, para ver o grau de perda que ele apresenta, e iniciaremos o tratamento com a lavagem nasal com corticoide tópico. Vamos fazer também um treinamento olfatório, que hoje mostra melhor resultado a longo prazo nos pacientes, e funciona tanto para quem perdeu o olfato quanto para quem está com a interpretação errada dos cheiros, ou seja, está sentindo os cheiros que não são do ambiente”, explicou o médico Miguel Tepedino.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj busca voluntários para tratamento de perda de olfato e paladar após a Covid-19

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui