UFRJ anuncia Centro Brics de Inovação para Neoindustrialização no Parque Tecnológico

Foco será em tecnologias para saúde, agricultura e economia azul; anúncio foi feito durante Fórum de Reitores em Moscou

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Ana Marina Coutinho (SGCOM/Divulgação)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou a criação do Centro Brasil-Brics de Inovação para Neoindustrialização, com sede no Parque Tecnológico da UFRJ, a partir do próximo ano. A divulgação foi feita pelo reitor da universidade, Roberto Medronho, e pelo diretor-executivo do Parque, Romildo Toledo, durante o Fórum de Reitores dos Brics, realizado em Moscou, na Rússia.

O novo centro terá como foco o desenvolvimento de tecnologias nas áreas de saúde, agricultura e economia azul – esta última voltada para o uso sustentável dos recursos oceânicos. A apresentação do projeto ocorreu no seminário “Desenvolvimento da Associação dos Brics no contexto da dinâmica global: objetivos e perspectivas”, na Universidade Estatal de Moscou – Lomonosov.

“O fortalecimento da cooperação científica e tecnológica entre as universidades dos Brics é fundamental para ampliar o diálogo com o Sul Global e a Eurásia, dentro de uma perspectiva multipolar,” destacou o reitor Roberto Medronho. Romildo Toledo, diretor-executivo do Parque Tecnológico da UFRJ e cientista destacado em um relatório da Universidade Stanford, vê o centro como um importante marco para a colaboração entre países emergentes.

Fórum de Reitores dos Brics promove cooperação internacional

O Fórum de Reitores dos Brics reuniu, ao longo dos últimos dias, líderes das principais universidades dos países membros – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – além de representantes de nações recentemente integradas ao grupo, como Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito. O evento visou fortalecer a cooperação acadêmica e científica com a assinatura de novos acordos e visitas a centros de inovação em Moscou e Sochi.

A delegação da UFRJ participou ativamente, discutindo futuras colaborações e a elaboração de um relatório científico a ser apresentado na XVI Cúpula do Brics, em Kazan. Essa troca de experiências e o estabelecimento de novas parcerias visam consolidar o papel do Brics na inovação tecnológica e no desenvolvimento científico global.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ anuncia Centro Brics de Inovação para Neoindustrialização no Parque Tecnológico

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui