A renomada Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, terá um centro de pesquisas para monitorar mudanças climáticas situado em terras cariocas. A iniciativa, batizada de Climate Hub, será lançada no próximo dia 14 de março, pelo Columbia Global Center Rio de Janeiro, localizado no centro da cidade, e pela Prefeitura do Rio.
O Climate Hub será um centro de referência regional que atuará em lugares de difícil acesso. O objetivo desenvolver pesquisas de inovação com potencial para atrair talentos que dificilmente teriam acesso à Universidade nos Estados Unidos. Para isso, além do intercâmbio de conhecimento, oferecerá bolsas de estudo para pesquisadores brasileiros e cientistas para desenvolver projetos no Brasil e também em Nova York.
O evento de lançamento será no Museu do Amanhã e terá a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; de Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República e ex-ministro das Relações Exteriores; Alex Halliday, reitor da Escola do Clima da Universidade de Columbia; Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Center Rio; Dra. Wafaa El-Sadr, vice-presidente executiva da Columbia Global; Daniel Zahili, conselheiro especial para clima e sustentabilidade na Universidade de Columbia e ex-conselheiro chefe de políticas climáticas da prefeitura de Nova York; Eloy Terena, secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas, entre outras autoridades.