Universidade Veiga de Almeida oferece roda de conversa e apoio à amamentação

Evento gratuito orienta sobre amamentação e cuidados com o bebê, com sala de apoio contínuo para mães que retornam ao trabalho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
UVA
Agosto Dourado, mês da campanha de conscientização sobre a importância da amamentação. Reprodução: Divulgação.

Na próxima segunda-feira (26), às 15h, o curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em São Cristóvão, na zona Norte do Rio, realiza uma roda de conversa no bosque do campus da Tijuca para gestantes, pessoas que amamentam e seus familiares. O objetivo é informar sobre os benefícios da amamentação para mães e bebês, além de oferecer orientação sobre técnicas básicas, como a retirada e oferta do leite. A conversa também inclui cuidados com o bebê. A iniciativa integra a campanha Agosto Dourado, que conscientiza sobre a importância da amamentação.

O evento oferece 25 vagas, e as inscrições devem ser realizadas através de uma mensagem pelo Instagram para @salaaleitamento.uva, informando nome e telefone.

Para a professora do curso de Enfermagem da UVA, Abilene Gouvêa, abordar temas como esse são extremamente importantes para levar conhecimento e promover saúde à comunidade. “Há muitas pessoas que não sabem que podem seguir amamentando, sem oferecer fórmulas, quando voltam a trabalhar, que é possível seguir com o aleitamento materno exclusivo até os seis meses’’, ressalta a docente.

A universidade também conta com uma sala de aleitamento credenciada pelo Ministério da Saúde, que apoia as mães que voltam a trabalhar. O espaço, em funcionamento há nove anos no campus da Tijuca, serve como ponto de apoio para mulheres que trabalham, estudam ou moram nas proximidades, permitindo que retirem o leite e continuem o aleitamento mesmo após retomarem suas rotinas.

A sala dispõe de poltronas, freezer para armazenamento do leite, toucas, potes de vidro e orientação necessária para evitar o desmame precoce ou para que a mãe continue amamentando o bebê de forma complementar até os dois anos ou mais, conforme a recomendação do Ministério da Saúde.

“A UVA foi pioneira na criação da sala, que serve não apenas a alunas e professoras, mas a toda a comunidade do entorno da universidade. Nosso objetivo aqui é mostrar que, mesmo voltando ao trabalho ou às atividades normais, a mãe pode seguir com o aleitamento materno”, destaca Abilene.

A sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta (MTA) está localizada no laboratório de enfermagem do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (Rua Ibituruna, 108) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Agendamentos para consultas podem ser realizados pelo e-mail abilene.gouvea@uva.br ou pelo Instagram @salaaleitamento.uva.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Universidade Veiga de Almeida oferece roda de conversa e apoio à amamentação

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui