Urbanito: comida urbana e cerveja artesanal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com todo respeito aos bares do meu Rio e em especial aos que servem cerveja artesanal, o Urbanito era o que faltava. Não que seja uma consultoria sobre harmonização ou até mesmo algo gourmetizado mas veio para fazer aquilo que muitos tentam mas não fazem, falo do serviço dedicado a harmonização de cervejas e seus pratos.

Se você gosta de cervejas artesanais e vai num bar esperando tomar bons rótulos acompanhados de petiscos gostosos, imagine ir num onde o cardápio já te dá o caminho das pedras, indicando a cada item, as melhores opções de cervejas para acompanhar.

IMG 20171211 WA0068 Urbanito: comida urbana e cerveja artesanal

Além disso, nesse mesmo lugar você encontra dois chopes diferentes, exclusivos, que mudam de tempos em tempos, uma pilsen matadora feita exclusivamente para a casa e a possibilidade de fazer uma degustação com os três chopes da temporada. Curtiu? Pois assim é o Urbanito, bar na Praça da Bandeira, bairro que se consolidou como pólo gastronômico que lança tendências, dos lugares mais inusitados da cidade.

E foi ali mesmo, na Praça da Bandeira, que Bianca Fraga, sócia da casa, começou carreira, ainda adolescente no bar de sua tia, o premiado Aconchego Carioca. O universo das cervejas artesanais, com seus estilos e escolas se descortinou para ela, que avidamente começou a estudar e a se aprimorar.

Sommélière e mestre em estilos de cerveja formada pelo Instituto da Cerveja Brasil, poucos anos já era de sua autoria a premiada carta do Aconchego. Depois de algumas consultorias bem sucedidas pela cidade, foi então que o destino, seguindo seu curso, levou Bianca ao caminho de seu próprio bar. Ao lado do primo, Thiago Ledo, escolheu o ponto ao lado do Bar Kalango, da chef Kátia Barbosa, sócia de sua tia no Aconchego Carioca, na rua paralela a ele. Está tudo em casa e tudo em família…

IMG 20171211 WA0070 Urbanito: comida urbana e cerveja artesanal

Na minha visita bebi o chope Pilsen feito exclusivamente para a casa e comi a batata frita que estava sensacional, batata frita é um clássico que serve para carnívoros e veganos, mas fique tranquilo a casa tem outras opções veganas e muita comida urbana.

Ao lado de cada opção, as dicas de cervejas que descem redondas com as receitinhas. É só escolher e cair dentro. A legenda é moleza de entender: cada copinho representa um estilo cervejeiro dentre os presentes na carta: Blond | Tripel | Belgian Golden Strong Ale; Weiss; Witbier; Red Ale | Amber Ale; Fruit Beer | Berliner Weisse; American Pale Ale | Session IPA | American IPA; Brown Ale | Dunkel | Porter | Stout.

Urbanito – Rua Joaquim Palhares, 513 – Loja B – Praça da Bandeira.
Segunda a sábado, das 12h às 22h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Urbanito: comida urbana e cerveja artesanal
Flávio Lima é produtor de destilados, cervejeiro caseiro, Beer Sommelier, Bartender especialista em GIN, jurado gastronômico e administra o Instagram Bares cariocas. Triatleta de garfo, faca e copo com mais de 1000 bares visitados, tem um imenso amor pela boemia carioca do Pé sujo até a alta coqueteleira. É usuário de doses nada homeopáticas do líquido sagrado, segue de bar em bar evoluindo e compartilhando a cultura de boteco.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui